Adeline Virginia Woolf, nascida Adeline Virginia Stephen (Kensington, Middlesex, 25 de janeiro de 1882 — Lewes, Sussex, 28 de março de 1941), foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Estreou-se na literatura em 1915 com o romance The Voyage Out, que abriu o caminho para a sua carreira como escritora e uma série de obras notáveis. Woolf foi membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhou um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras. Suicidou-se em 1941.
(Resumido e adaptado da Wikipédia)
"Apesar das diferenças dos sexos, eles se misturam. Em todo ser humano uma vacilação de um sexo para outro tem lugar, e com frequência é somente as roupas que mantêm o macho ou fêmea semelhantes, enquanto por debaixo o sexo é muito oposto do que está por cima."
"Cada um tem seu passado preso em si como as páginas de um livro conhecido por seu coração, e seus amigos só podem ler o título."
"Como mulher eu não possuo país. Como mulher, meu país é o mundo todo."
"Contra ti me arremessarei, invencível e persistente, ó Morte!"
"É muito mais fácil matar um fantasma do que matar uma realidade."
"Mas quando alguém fala para si mesmo, quem está falando? - a alma sepultada, o espírito cravado dentro, dentro da catacumba central, aquela que vira freira e deixa o mundo covarde talvez, mas de certo modo bela, enquanto esvoaça com sua lanterna friamente para cima e para baixo pelos corredores escuros."
"Não se pode pensar bem, amar bem, dormir bem, quando não se jantou bem."
"O tédio é o reino legítimo da filantropia."
"Organize todas as peças que surjam em seu caminho."
"Quase todo biógrafo, se ele respeita os fatos, pode nos dar bem mais que outro fato para adicionar na nossa coleção. Ele pode nos dar o fato criativo; o fato fértil; o fato que sugere e engendra."
"Um bom ensaio tem que ter esta qualidade permanente; deve desenhar sua cortina ao nosso redor, mas tem quem ser uma cortina que nos cerra dentro dela, e não fora."
"Uma mulher deve ter dinheiro e uma sala própria se quiser escrever ficção."
"Uma obra-prima é algo dito de uma vez por todas, proclamado, finalizado, de modo que está lá completa na mente, mesmo que ainda oculta."
Direitos Autorais Reservados
Pesquisa, seleção, adaptação, revisão, edição e digitação por Euro Oscar.
Buscar no Site