Frases de Samael Aun Weor - 1


Coletânea de frases de Samael Aun Weor - 1

Samael Aun Weor, pseudônimo de Victor Manuel Gómez Rodríguez (Bogotá, 6 de março de 1917 — Cidade do México, 24 de dezembro de 1977), foi um escritor, palestrante e fundador do Movimento Gnóstico Cristão Universal. Criou "A Doutrina da Síntese". Autor de mais de sessenta livros e centenas de conferências, nunca recebeu formalmente qualquer rendimento de suas obras - ele viveu da caridade de seus alunos. Em 1976 esclareceu essa sua posição:
“Agora, meus queridos amigos, e para sempre, renuncio, renunciarei e vou continuar renunciando aos direitos autorais. Meu único desejo é que esses livros sejam vendidos a um preço baixo, acessível aos pobres, acessível a todos os que sofrem e choram! Que até o cidadão mais infeliz possa obter esse livro, com o pouco que tiver em seu bolso! Isso é tudo!”
(Resumido e adaptado da Wikipédia)

"A inteligência não pode ser jamais mero funcionalismo mecânico. A inteligência é a capacidade para receber diretamente a Essência, o Real, o que verdadeiramente É...

"A justiça sem misericórdia é tirania; a misericórdia sem justiça é tolerância, complacência, com o delito."

"A Lei da Recorrência é uma tremenda realidade. Em cada retorno se repetem os mesmos acontecimentos. A repetição de fatos vem acompanhada de seu correspondente Carma. Esta é a lei que ajusta os efeitos e as causas que os originaram. Toda repetição de fatos traz Carma e, algumas vezes, Darma (Recompensa)."

"A lei de ação e consequência governa o curso de nossas variadas existências e cada vida é o resultado da anterior."

"A sociedade é a extensão do indivíduo. Se o indivíduo é ganancioso, cruel, impiedoso, egoísta, etc., assim será a sociedade."

"A sociedade é o indivíduo. O mundo é o indivíduo. Se o indivíduo muda fundamentalmente, o mundo muda inevitavelmente. A Consciência está em grave perigo. Somente nos transformando radicalmente como indivíduos, conseguiremos nos salvar e salvar a humanidade."

"A-HIMSA é o contrário do EGOÍSMO. A-HIMSA é CRISTOCENTRISMO DINÂMICO. A-HIMSA é reta ação. A-HIMSA é AMOR radical e cem por cento prático."

"A-Himsa (ou AHIMSA) é o pensamento puro da Índia: a não-violência. Realmente, a A-Himsa foi inspirada pelo amor universal. Himsa significa querer matar, querer prejudicar... A-Himsa é, pois, a renúncia a toda a intenção de morte ou dano ocasionado pela violência."

"De nada adianta o cristo nascer mil vezes em Belém se ele não nascer no coração do homem também."

"É ridículo, espantosamente ridículo, fazer guerra em nome da paz."

"Faça boas obras para pagar as suas dívidas."

"Nós condenamos a Ditadura Militar, condenamos a Ditadura do Proletariado, condenamos a Ditadura Civil, condenamos a Ditadura Aristocrática..."

"O círculo do tempo gira dentro do círculo da eternidade. Na eternidade não existe o tempo; porém, o tempo gira dentro do círculo da eternidade. Termina um tempo e uma personalidade; porém, ao girar a roda, aparece sobre a Terra um novo tempo e uma nova personalidade. Retorna o Ego e tudo se repete... Com a morte se fecha o tempo e a eternidade se abre. O círculo da eternidade primeiro se abre e logo se fecha, quando o Ego regressa ao círculo do tempo."

"O Eu é a raiz da dor. O Eu é a raiz da ignorância e do erro. Quando o Eu é dissolvido, somente fica dentro de nós o Cristo Interno".

"Para o indigno todas as portas estão fechadas, menos uma: a do arrependimento. Pedi e dar-se-vos-á; batei e abrir-se vos-á."

"Quando alguém muda interiormente e tal mudança é radical, o exterior, as circunstâncias, a vida, transformam-se também."

"Quando uma lei inferior é transcendida por uma lei superior, a lei superior lava a lei inferior. Faça boas obras, para que pague as suas dívidas. Ao leão da lei se combate com a balança. Quem tem com que pagar, paga e se sai bem em seus negócios; quem não tem com que pagar, pagará com dor."

"Recordemos que a massa é uma soma de indivíduos. Se cada um muda, a massa mudará inevitavelmente. É urgente se acabar com o egoísmo e cultivar o cristocentrismo."

"Resulta absurdo querer acabar com as guerras sem preocuparmos pela dissolução do EU; enquanto exista o EU haverá guerras."

"Somente dissolvendo o Eu desaparece a ignorância e o erro. Quando o Eu desaparece, o único que fica dentro de nós é isto que se chama AMOR".

"Ter dinheiro não é tudo. As vidas de muitas pessoas ricas costumam ser realmente trágicas."

"Ter equilíbrio mental é de importância fundamental para progredir espiritualmente. Quase todos os aspirantes do esoterismo perdem o equilíbrio mental e caem facilmente nas coisas mais absurdas. Quem busca conhecimento direto, mantenha sua mente em perfeito equilíbrio."

"Trágica é a existência daquele que morre sem saber o motivo de sua vida."

"Uma só coisa perseguimos, uma meta, um objetivo: a cristificação.
É necessário que cada homem se cristifique. É necessário encarnar o Cristo."

Índice


Direitos Autorais Reservados

Pesquisa, seleção, adaptação, revisão, edição e digitação por Euro Oscar.


Buscar no Site


Home