Adeline Virginia Woolf, nascida Adeline Virginia Stephen (Kensington, Middlesex, 25 de janeiro de 1882 — Lewes, Sussex, 28 de março de 1941), foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Estreou-se na literatura em 1915 com o romance The Voyage Out, que abriu o caminho para a sua carreira como escritora e uma série de obras notáveis. Woolf foi membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhou um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras. Suicidou-se em 1941.
(Resumido e adaptado da Wikipédia)
"A beleza do mundo, que é cedo demais para perecer, possui dois extremos, um da alegria, outro da angústia, rachando o coração."
"A história da oposição dos homens à emancipação das mulheres é mais interessante talvez do que a história da própria emancipação."
"A ligação entre as roupas e a guerra não é tão difícil desvelar; suas melhores roupas são aquelas que lhe vestem como soldado."
"A primeira responsabilidade de um conferencista - entregar após o discurso de uma hora uma amostra de pura verdade para encerrar entre as páginas de seus diários e manter na cornija da lareira para sempre."
"A verdade é que eu sempre gosto das mulheres. Gosto da falta de convencionalismo delas. Gosto da integridade delas. Gosto do anonimato delas."
"Algumas pessoas procuram os padres; outras a poesia; eu os meus amigos."
"Em algum lugar, em todos os lugares, ora escondido, ora aparente no que quer que esteja escrito, está a forma de um ser humano. Se tentarmos conhecê-lo, estaremos preguiçosamente ocupados?"
"Esse grande pátio de catedral que foi a infância."
"Há muito sentido na ideia de que são as roupas que nos vestem, e não nós que as vestimos; podemos fazê-las pegar a forma dos braços ou do peito, mas elas moldam nossos corações, nossas línguas às suas tendências."
"Não pode haver duas opiniões sobre o que é um intelectual. É o homem ou mulher de inteligência puro-sangue que domina sua mente num galope pelo campo ao perseguir uma ideia."
"O belo parece certo pela força da beleza, e o débil errado, por causa da fraqueza."
"O interesse na vida não está no que as pessoas fazem, nem em suas relações mútuas, mas principalmente no poder de comunicar-se com uma terceira parte, antagonista, enigmática, ainda que talvez persuasiva, o que alguns chamam de vida em geral."
"O poeta nos dá sua essência, mas a prosa pega o molde do corpo e da mente."
"Os olhos dos outros são prisões; seus pensamentos nossas celas."
"Quanto mais se envelhece, mais se gosta de indecência."
"Sono, essa deplorável redução do prazer da vida."
Próxima (3) | Índice | Anterior (1)
Direitos Autorais Reservados
Pesquisa, seleção, adaptação, revisão, edição e digitação por Euro Oscar.
Buscar no Site