Georgiǐ Ivanovič Gǐurdžiev (Império Russo, 1866 ou 1877 — Neuilly-sur-Seine, 29 de outubro de 1949), foi um místico e mestre espiritual armênio. Ensinou a filosofia do autoconhecimento profundo, através da lembrança de si, transmitindo a seus alunos, primeiro em São Petersburgo, depois em Paris, o que aprendera em suas viagens pela Rússia, Afeganistão e outros países. Era uma figura enigmática e uma força influente no panorama dos novos ensinamentos religiosos e psicológicos...
(Resumido e adaptado da Wikipédia)
"A coisa mais elevada que um homem pode alcançar é ser capaz de fazer. Só uma espécie de magia, que é fazer. Toda energia gasta num trabalho consciente é investimento. A que se gasta mecanicamente é perdida para sempre."
"A esperança inquebrantável é força, porém se mesclada de dúvida é covardia, e se misturada ao temor é fraqueza."
"A guerra é uma psicose de massas na qual milhões de homens adormecidos lutam e matam milhões de pessoas também adormecidas. Despertar do pesadelo permanente da existência ordinária parece ser uma ideia útil, embora o despertar possa causar um choque momentâneo, confusão, insegurança, pânico. Mas, se confiamos em nossa verdadeira natureza interior, esta tende a nos levar a uma vida de maior vitalidade e a uma sensação profunda da preciosidade da existência."
"A música tocada durante os exercícios desvia o movimento inato em nós, que na vida é a fonte principal da interferência. A música sozinha não pode isolar a totalidade de nosso automatismo inconsciente, mas é um auxílio para isso. A música não pode apartar toda a nossa mecanicidade, mas no momento, devido à ausência de outros meios, recorreremos somente a ela."
"A natureza da mulher é muito diferente da do homem. A mulher é da terra e a única esperança para ela de se elevar a um nível de desenvolvimento - chegar aos céus,como dizem vocês - é com um homem. A mulher já sabe tudo, mas esse conhecimento não lhe serve para nada. Em realidade, pode até envenená-la, a menos que tenha um homem ao seu lado..."
"Ame o que você não ama."
"Aqui não há russos, nem ingleses, nem judeus ou cristãos. Há somente homens que perseguem a mesma meta: tornarem-se capazes de ser."
"Daqui para a frente só trabalharei com aqueles que possam ser úteis para a realização do meu objetivo, e só me podem ser úteis aqueles que firmemente tenham decidido lutar consigo mesmos, isto é, lutar contra a sua mecanicidade."
"Ensinando aos outros, você mesmo aprenderá."
"Feliz aquele que tem uma alma. Feliz aquele que não a tem. Infelicidade e sofrimento para aquele que só tem a semente dela."
"Fiquem atentos, pois somente estando atentos vocês experimentarão a inebriante sensação da liberdade."
"Junte a compreensão do Oriente e o saber do Ocidente, e em seguida, busque."
"Lembre-se de que você está aqui por ter compreendido a necessidade de brigar somente consigo mesmo; agradeça a todos os que lhe derem tal oprtunidade."
(Um dos aforismos que Gurdjieff escrevia em cartazes, afixados nas salas de reuniões)
"Lembre-se de você mesmo, sempre e em toda parte."
"Não julgue um homem pelo que falam dele."
"O homem não tem nenhum eu permanente e imutável. A cada pensamento, a cada humor, a cada desejo e a cada sensação sua, ele diz 'eu'. Existem dentro dele centenas e até milhares de pequenos eus que, frequentemente, não se conhecem entre si, nunca têm nenhum contato e são até hostis uns com os outros, reciprocamente exclusivos e incompatíveis. A cada instante e a cada minuto, o homem está pensando ou dizendo 'eu'. E a cada uma dessas vezes trata-se de um eu diferente. Ora um pensamento, ora um desejo, depois uma sensação, depois outro pensamento, e assim interminavelmente. O homem é uma pluralidade. O nome do homem é legião. Não existe nada dentro dele que seja capaz de controlar essa alternância de eus, principalmente porque o homem não se fixa, vive sempre do eu mais recente. Isto explica porque as pessoas tomam decisões com tanta frequência mas raramente as realizam."
"O verdadeiro sinal de que um homem é bom é ele amar seu pai e sua mãe."
"Para o homem, a mais alta realização é ser capaz de fazer."
"Quando estiveres entre os lobos, uiva como eles."
"Se as nossas consciências estivessem limpas, ou seja, não recobertas por uma crosta, não haveria nenhuma necessidade de falar de moral, pois cada um se comportaria conforme os mandamentos de Deus."
"Se fazemos aquilo de que gostamos, somos imediatamente recompensados pelo prazer de o fazer. Se fazemos aquilo de que não gostamos, a recompensa virá mais tarde. É uma lei matemática, e a vida toda é matemática."
"Se quiser aprender a amar, comece pelos animais; eles são mais sensíveis."
"Se você sabe que isso é mal, e, apesar de tudo, o faz, comete um pecado difícil de redimir."
"Ser justo, no momento da ação, vale cem vezes mais do que ser justo depois."
"Só ajude aquele que não é um ocioso."
"Somos incitados a despertar do sono da falsa realidade na qual temos permanecido enredados durante séculos. E nos incitam também a despertar a natureza divina que é inerente a nós, o Mestre, o amigo, o eu. Essa opinião é comparável com a ideia de vida após a morte, com uma espécie de ressuscitar dos mortos. Nas palavras de São Paulo: 'vou declarar um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados em um abrir e fechar de olhos ao último toque da trombeta', a trombeta final é a chamada do despertar para a transição a um nível de consciência novo e mais elevado."
"Temos anjos bons e anjos maus. Os bons trabalham por meio da nossa natureza voluntária, ativa, e os maus mediante a nossa natureza passiva."
"Um homem comum não tem um amo, um senhor dentro de si. É dirigido ora pela mente, ora pelos sentimentos, ora pelo corpo. As ordens partem com frequência do aparelho automático e, com mais frequência ainda, do centro sexual. A verdadeira vontade só pode surgir quando um eu governa, quando há um senhor na casa."
"Um homem sozinho não pode nada, não pode alcançar nada. Mas um grupo realmente dirigido pode alcançar muito. Você não se dá conta de sua situação. Você está numa prisão. Tudo o que pode desejar, se for sensato, é escapar. Mas como escapar? É necessário alcançar as muralhas, cavando um túnel. Um homem sozinho não pode fazer nada. Porém, suponhamos que sejam dez ou vinte que trabalhem por turno: auxiliando-se uns aos outros podem concluir o túnel e escapar."
"Vale mais ser temporariamente um egoísta do que nunca ser justo."
Direitos Autorais Reservados
Pesquisa, seleção, adaptação, revisão, edição e digitação por Euro Oscar.
Buscar no Site