Adeline Virginia Woolf, nascida Adeline Virginia Stephen (Kensington, Middlesex, 25 de janeiro de 1882 — Lewes, Sussex, 28 de março de 1941), foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Estreou-se na literatura em 1915 com o romance The Voyage Out, que abriu o caminho para a sua carreira como escritora e uma série de obras notáveis. Woolf foi membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhou um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras. Suicidou-se em 1941.
(Resumido e adaptado da Wikipédia)
"A maior parte da vida da mulher modesta foi gasta, afinal, em negar o que, em pelo menos um dia por ano, se mostrou óbvio."
"A vida não é uma série de faróis simetricamente arrumados; a vida é uma auréola luminosa, um envelope semi-transparente nos surpreendendo desde o início da consciência até o final."
"Acredito que o método humano de expressão pelo som da língua é muito elementar, e deve ser substituído por alguma invenção ingênua que deveria ser capaz de dar passagem para pelo menos seis sentenças coerentes por vez."
"Deve-se separar uma geleia com a qual se possa enfiar citações nas gargantas das pessoas - alguns separam sempre geleia demais."
"Gosta-se muito mais das pessoas quando elas são abatidas por um cerco extraordinário de desgraça do que quando elas triunfam."
"Luta mental significa pensar contra a corrente, não com a corrente. É nosso trabalho perfurar as bolsas de gás e descobrir as sementes da verdade."
"Meu próprio cérebro é para mim a mais inexplicável das máquinas - sempre zunindo, sussurrando, voando rugindo mergulhando, e depois se enterrando na lama. E por quê? Para que esta paixão?"
"Nada me induz a ler um livro exceto quando eu tenho que ganhar dinheiro para escrever sobre ele. Eu os detesto."
"Não são as catástrofes, assassinatos, mortes, doenças, que nos envelhecem e nos matam; é a forma como as pessoas olham e riem, e apressam os passos para os ônibus.""Nos subúrbios de toda agonia senta-se algum amigo vigilante que assinala."
"Obras primas não são proles simples e solitárias; são o resultado de muitos anos de pensamento em comum, de pensar pelo corpo das pessoas, assim essa experiência das massas está por trás da única voz."
"Realmente, eu não gosto da natureza humana a menos que esteja toda temperada com arte."
"Rígido, o manjado esqueleto sustenta sozinho a estrutura humana."
"Um dos sinais de juventude passageira é o surgimento de um sentimento de camaradagem com outros seres humanos enquanto conquistamos nosso lugar entre eles."
"Uma vez conformado, uma vez feito o que outras pessoas fazem só porque fazem, e uma letargia infiltra-se em todos os nervos mais finos e faculdades da alma. Ela se torna todo o espetáculo externo e vazio interior; estúpida, rígida e indiferente."
Próxima (4) | Índice | Anterior (2)
Direitos Autorais Reservados
Pesquisa, seleção, adaptação, revisão, edição e digitação por Euro Oscar.
Buscar no Site