Frases de Virginia Woolf - 4


Coletânea de frases de Virginia Woolf - 4

Adeline Virginia Woolf, nascida Adeline Virginia Stephen (Kensington, Middlesex, 25 de janeiro de 1882 — Lewes, Sussex, 28 de março de 1941), foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo. Estreou-se na literatura em 1915 com o romance The Voyage Out, que abriu o caminho para a sua carreira como escritora e uma série de obras notáveis. Woolf foi membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhou um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras. Suicidou-se em 1941.
(Resumido e adaptado da Wikipédia)

"É a natureza do artista importar-se excessivamente com o que dizem sobre ele. A literatura é espalhada com os restos dos homens que se importaram além da conta com as opiniões dos outros."

"É curioso como alguém instintivamente protege a imagem de si mesmo da idolatria ou qualquer outro tratamento que possa torná-lo ridículo, ou diferente demais do original para ainda ser acreditado."

"É fatal ser um homem ou mulher pura e simplesmente: deve-se ser uma mulher masculinamente, ou um homem femininamente."

"Eu estava com um humor estranho, me achando velha demais: mas agora sou uma mulher de novo - como sempre sou quando escrevo."

"Eu me arriscaria a achar que Anon, que escreveu tantos poemas sem assiná-los, era na verdade uma mulher."

"Eu quero a concentração e o romance, e todos os mundos juntinhos, fundidos, brilhantes: não tenho mais tempo para perder com prosa."

"Ficção é como uma teia de aranha, presa para sempre parcamente talvez, mas ainda presa à vida em todos seus quatro cantos. Com frequência esta ligação dificilmente é percebida."

"Li o livro de Jó a noite passada, eu não acho que Deus se revela bem nele."

"O humor é o primeiro dos dons a perecer numa língua estrangeira."

"Os imensos corpos das pessoas nunca são responsáveis pelo que fazem."

"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro."

"Se ajudarmos a filha de um homem educado a ir a Cambridge, não a estaremos forçando a pensar não na educação mas na guerra? Não em como ela pode aprender, mas em como ela pode obter as mesmas vantagens que seus irmãos homens?"

"Se alguém pudesse ser amigável com as mulheres, que prazer - o relacionamento tão secreto e privado comparado com as relações com os homens. Por quê não escrever sobre isso francamente?"

"Se você insistir em me proteger, ou a 'nosso' país, deixe-se compreender sobriamente e racionalmente entre nós que você está lutando para gratificar um instinto sexual do qual não compartilho; procurar benefícios onde eu não compartilho e provavelmente não compartilharei."

"Se você não contar a verdade sobre si mesmo, não pode contar a verdade sobre as outras pessoas."

"Todo segredo da alma de um escritor, toda a experiência de sua vida, toda a qualidade de sua mente está melhor escrita em seus trabalhos."

Próxima (5) | Índice | Anterior (3)


Direitos Autorais Reservados

Pesquisa, seleção, adaptação, revisão, edição e digitação por Euro Oscar.


Buscar no Site


Home