Carlos Drummond de Andrade (Itabira, 31 de outubro de 1902 — Rio de Janeiro, 17 de agosto de 1987) foi um poeta, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Drummond foi um dos principais poetas da segunda geração do Modernismo brasileiro.
(Resumido e adaptado da Wikipédia)
"A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas."
"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade."
"A confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio."
"A educação visa melhorar a natureza do homem, o que nem sempre é aceito pelo interessado."
"A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade não sente esta sede."
"A minha vontade é forte, mas a minha disposição de lhe obedecer é fraca."
"Ah, o amor... que nasce não sei onde, vem não sei como e dói não sei porque..."
"As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter."
"As obras-primas devem ter sido geradas por acaso; a produção voluntária não vai além da mediocridade."
"Cada geração de computadores desmoraliza as antecedentes e seus criadores."
"Cem frases que resumissem a sabedoria universal tornariam dispensáveis os livros."
"Como as plantas, a amizade não deve ser muito nem pouco regada."
"É menor pecado elogiar um mau livro sem o ler, do que depois de o ter lido. Por isso, agradeço imediatamente depois de receber o volume. Não há vida literária plenamente virtuosa."
"Escritor: não somente uma certa maneira especial de ver as coisas, senão também uma impossibilidade de as ver de qualquer outra maneira."
"Fácil é ser colega, fazer companhia a alguém, dizer o que ele deseja ouvir. Difícil é ser amigo para todas as horas e dizer sempre a verdade quando for preciso. E com confiança no que diz."
"Há duas épocas na vida, infância e velhice, em que a felicidade está numa caixa de bombons."
"Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante."
"Há muitas razões para duvidar e uma só para crer."
"Há vários motivos para não se amar uma pessoa e um só para a amar."
"Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência."
"... Não há falta na ausência. A ausência é um estar em mim. E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços, que rio e danço e invento exclamações alegres, porque a ausência assimilada, ninguém a rouba mais de mim."
"Necessitamos sempre de ambicionar alguma coisa que, alcançada, não nos torna sem ambição."
"Ninguém é igual a ninguém. Todo ser humano é um estranho ímpar."
"O cofre do banco contém apenas dinheiro. Frustar-se-á quem pensar que nele encontrará riqueza."
"Os homens distinguem-se pelo que fazem; as mulheres, pelo que levam os homens a fazer."
"Os homens são como as moedas; devemos tomá-los pelo seu valor, seja qual for o seu cunho."
"Para a virtude da discrição, ou de modo geral qualquer virtude, aparecer em seu fulgor, é necessário que faltemos à sua prática."
"Partido político é um agrupamento de cidadãos para defesa abstrata de princípios e elevação concreta de alguns cidadãos."
"Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes."
"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."
"Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo."
"Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo..."
Direitos Autorais Reservados
Pesquisa, seleção, adaptação, revisão, edição e digitação por Euro Oscar.
Buscar no Site