Frases de Pablo Picasso - 1


Coletânea de frases de Pablo Picasso - 1

Pablo Ruiz Picasso (Málaga, 25 de outubro de 1881 — Mougins, 8 de abril de 1973), foi um pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo que passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido como o co-fundador do cubismo- ao lado de Georges Braque -, inventor da escultura construída, o inventor da colagem e pela variedade de estilos que ajudou a desenvolver e explorar. Dentre as suas obras mais famosas estão os quadros cubistas As Meninas D’Avignon (1907) e Guernica (1937), uma pintura do bombardeio alemão de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.
(Resumido e adaptado da Wikipédia)

"A arte é uma mentira que nos faz compreender a verdade."

"A arte limpa da nossa alma toda a poeira do dia a dia."

"A morte não é a maior perda da vida. A maior perda da vida é o que morre dentro de nós enquanto vivemos."

"A pintura nunca é prosa. É poesia que se escreve com versos de rima plástica."

"Bons artistas copiam, grandes artistas roubam."

"É preciso muito tempo para se tornar jovem."

"É preciso ter muito cuidado com o que se faz, pois é justamente quando nos julgamos menos livres que estamos sendo mais livres."

"Eu gostaria de viver como um pobre, mas com muito dinheiro."

"Eu não pinto a guerra, por que não sou o tipo de pintor que, como um fotógrafo, vai à cata de um tema. Mas não há dúvida de que a guerra existe nos meus quadros."

"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol."

"Minha mãe me dizia: "Se queres ser um soldado, serás general. Se queres ser um monge, acabarás sendo Papa." Então eu quis ser um pintor e agora sou Picasso."

"Na realidade trabalha-se com poucas cores. O que dá a ilusão do seu numero é serem postas no seu justo lugar."

"Não há, na arte, nem passado nem futuro. A arte que não estiver no presente jamais será arte."

"Não se pode fazer nada sem a solidão."

"No mundo nada mais existe a não ser o amor. Qualquer que ele seja."

"O artista não é tão livre quanto se poderia crer. Isso também é verdade para os retratos que fiz de Dora Maar. Para mim, é uma mulher que chora. Durante anos, pintei-a sobre formas torturadas, não por sadismo ou por prazer. Eu apenas seguia a visão que se me impunha. Era a realidade profunda de Dora. Sabe, um pintor tem limites, e nem sempre são aqueles que se imagina."

"O desenho não é uma brincadeira. É muito grave e misterioso o ato de que um traço possa representar um ser vivo. Não apenas sua imagem, mas sobretudo aquilo que ele representa, aquilo que ele realmente é. Que maravilha! Não seria isso mais surpreendente do que todas as prestidigitações e 'coincidências' do mundo?"

"O que já fiz não me interessa. Só penso no que ainda não fiz."

"O que você acredita que é um artista? Um imbecil que só tem olhos se for pintor, ouvidos se for músico, ou uma lira em todos os andares do coração se for poeta? Muito pelo contrário, ele é ao mesmo tempo um ser estético, constantemente em alerta diante dos dilacerantes, ardentes ou doces acontecimentos do mundo, refletindo-os na forma como realiza sua obra. Como seria possível desinteressar-se dos outros homens? Graças a qual indolência, dissociar-se de uma vida que eles lhe trazem de modo tão abundante? Não, a pintura não é feita para decorar apartamentos. É um instrumento de guerra ofensivo e defensivo contra o inimigo."

"Pinto as coisas como as imagino e não como as vejo."

"Quando dizem que sou muito velho pra fazer alguma coisa procuro fazê-la em seguida."

"Quando eu tinha quinze anos sabia desenhar como Rafael, mas precisei de uma vida inteira para aprender a desenhar como as crianças."

"Quando vemos o que pode ser expresso pela foto, nos damos conta de que tudo aquilo não pode mais ser preocupação da pintura... Por que o artista insistiria em realizar aquilo que, com a ajuda da objetiva, pode ser tão bem feito? Seria uma loucura, não? A fotografia chegou na hora certa para liberar a pintura de qualquer literatura, anedota e arte do tema. Em todo caso, um certo aspecto do tema pertence, daqui por diante, ao campo da fotografia... Não deveriam os pintores aproveitar sua liberdade reconquistada para fazer outra coisa? Seria muito curioso fixar fotograficamente, não as etapas de um quadro, mas suas metamorfoses. Talvez percebêssemos por quais caminhos o cérebro envereda para a concretização de seus sonhos. Entretanto, é realmente muito curioso observar que, no fundo, o quadro não muda, que a visão inicial permanece quase intacta, apesar das aparências. Muitas vezes vejo uma luz e uma sombra que pus no meu quadro e empenho-me em quebrá-las, acrescentando uma cor que crie um efeito contrário. Quando essa obra é fotografada, percebo que aquilo que havia introduzido para corrigir minha primeira visão desaparece, e que, definitivamente, a imagem dada pela fotografia corresponde a minha primeira visão, antes das transformações trazidas contra minha vontade." (falando a respeito da fotografia)

"Que a inspiração chegue não depende de mim. A única coisa que espero é que ela me encontre quando eu estiver trabalhando."

"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei."

"Toda criança é um artista. O problema é o de como se manter artista após ter crescido."

Um oficial nazista mostrou uma foto do painel Guernica a Picasso e lhe perguntou se era uma obra dele. O artista lhe respondeu: "a obra foi de vocês, eu só a pintei."

"Um pintor é um homem que pinta o que vende. Um artista, por sua vez, é um homem que vende o que pinta."

"Um quadro bom no meio de quadros maus acaba por ser visto como mau quadro. E um quadro mau no meio de quadros bons acaba por ser considerado um bom quadro."

"Um quadro só vive para quem o olha."

"Uma ideia é somente um ponto de partida. Logo que se começa a elaborá-la o pensamento a transforma."

"Você não imagina o trabalho que tive para fazer estas gravuras, porque é preciso desenhar cada letra de trás para frente."

Índice


Direitos Autorais Reservados

Pesquisa, seleção, adaptação, revisão, edição e digitação por Euro Oscar.


Buscar no Site


Home