Frases do Dalai Lama - 1


Coletânea de frases do Dalai Lama - 1

Dalai-lama é o chefe de estado e líder espiritual do Tibete. É o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do budismo tibetano. Em se tratando de um monge e lama, é reconhecido por todas as escolas do budismo tibetano. Os dalai-lamas foram os líderes políticos do Tibete entre os século XVII até 1959, residindo em Lhasa. O atual dalai-lama, Tenzin Gyatso, é o líder oficial do governo tibetano no exílio ou Administração Central Tibetana.

Após a morte de um dalai-lama, é iniciada uma pesquisa pelos seus discípulos para descobrir o seu renascimento ou tulku. Lama é um termo geral aplicado aos mestres budistas tibetanos. O atual dalai-lama é muitas vezes chamado de "Sua Santidade" por ocidentais, embora este pronome de tratamento não exista na língua tibetana - não se tratando, portanto, de uma tradução. Tibetanos podem referir-se a ele usando epítetos tais como Gyawa Rinpoche que significa "grande protetor", ou Yeshe Norbu, a "grande joia".
(Resumido e adaptado da Wikipédia)

"A essência de toda a vida espiritual é a emoção que existe dentro de você, é a sua atitude para com os outros."

"A forma como geralmente a comunidade internacional responde aos desastres naturais, com solidariedade imediata, é uma maravilhosa característica do mundo de hoje."

"A liberdade, no sentido de dispor de condições internas e externas para procurar a felicidade, e poder guardar e externar opiniões pessoais, é importante para o nosso sentimento de paz interior. Nas sociedades em que isso é proibido há espiões e censores que investigam as vidas de todas as comunidades, e mesmo de cada uma das famílias. Como consequência as pessoas começam a não mais confiar umas nas outras."

"A opressão nunca conseguiu suprimir nas pessoas o desejo de viver em liberdade."

"A principal característica da felicidade genuína é a paz, a paz interior, a qual não é uma ausência de sentimento, mas é alicerçada na consideração pelos outros e inclui um alto nível de sensibilidade e sentimento."

"A realidade é complexa e o modo como costumeiramente a percebemos muitas vezes está errado. Se as coisas e acontecimentos sempre evoluíssem conforme as nossas expectativas, não teríamos o conceito de ilusão ou de equívoco."

"Amigos são aqueles que estão presentes para nos ajudar quando estamos em uma fase difícil da vida, e não os que se relacionam conosco por atributos superficiais."

"Atualmente, em lugar de dependermos uns dos outros para ajuda e apoio, costumamos recorrer a máquinas e serviços."

"Cheguei à conclusão de que mais importante que uma pessoa ter ou não uma crença religiosa é que ela seja uma boa pessoa."

"Comparando os ricos com os pobres, notamos que muitas vezes aqueles que quase nada possuem são menos ansiosos, apesar dos sofrimentos físicos que os afligem. Quanto aos ricos, são poucos os que sabem como utilizar sua riqueza de maneira inteligente -isto é, compartilhando-a com os necessitados, e não em uma vida de luxos -, mas muitos deles não sabem. Estão tão envolvidos com a ideia de conseguir ainda mais riquezas, que não deixam espaço para mais nada em suas vidas. Obcecados, deixam até de sonhar com a felicidade que supostamente as riquezas deveriam lhes trazer. Como resultado, estão sempre angustiados, divididos entre a incerteza sobre o que pode ocorrer e a esperança de ganhar mais, atormentados mental e emocionalmente, embora as aparências façam supor que eles têm uma vida de sucesso e bem-estar absolutos."

"Conforme disse um antigo escritor indiano: "Satisfazer nossos sentidos e beber água salgada são coisas semelhantes: quanto mais as fazemos, mais crescem nossos desejos e nossa sede."

"Creio que é possível instituir princípios éticos de controle quando se baseia na percepção de que todos nós desejamos a felicidade e não os sofrimentos. Não possuímos meios de distinguir entre certo e errado se ignoramos os sentimentos e sentimentos dos outros."

"Creio que existe uma importante distinção a ser considerada entre religião e espiritualidade. Parece-me que a religião está relacionada com a crença no direito à salvação proclamada por qualquer tradição de fé, e um dos principais aspectos dessa crença é acreditar em alguma forma de realidade, metafísica ou sobrenatural, geralmente inserindo a ideia de paraíso ou nirvana. Juntamente a isso estão ensinamentos ou dogmas religiosos, rituais, orações, etc. Entendo que a espiritualidade está relacionada com aquelas qualidades do espírito humano tais como amor e compaixão, paciência, tolerância, capacidade de perdoar, contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia -que trazem felicidade para a própria pessoa e também para os outros."

"Existem certos tipos de ações que produzem sofrimento e outros tipos que conduzem à felicidade. É do interesse comum fazer o que conduz à felicidade e evitar aquilo que traz o sofrimento."

"Devemos aprender a perceber os limites da própria investigação científica. Por exemplo, mesmo sabendo há milênios que há uma consciência humana, mesmo que esta tenha sido constantemente investigada através da História, e apesar de todo o empenho dos cientistas, estes ainda não compreendem o que ela é realmente, ou por que existe, como funciona ou qual vem a ser a sua natureza. A ciência não sabe explicar qual é a causa material da consciência nem quais são seus efeitos. É claro que a consciência pertence àquela categoria de fenômenos sem forma, substância ou cor. Não pode ser investigada por meios externos. Mas isso não significa que tais fenômenos não existam, porém somente que a ciência não os pode explicar."

"Embora a maioria dos seis bilhões de seres humanos da Terra diga professar uma ou outra tradição de fé, a influência da religião nas vidas dessas pessoas é geralmente secundária, sobretudo nos países desenvolvidos."

"Embora nossas ações pareçam meigas não significa que sejam positivas ou éticas se nossos propósitos forem egoístas. No caso do propósito de iludir, então simular meiguice é uma das atitudes mais lamentáveis. É uma atitude que mesmo sem uso de força é inegavelmente violenta."

"Existem fortes razões para supor que há uma ligação entre a enorme ênfase que é dada ao progresso exterior e a infelicidade, a ansiedade e o descontentamento da sociedade moderna."

"Em minha opinião, uma das coisas que determinam se uma ação é ética ou antiética é seu resultado sobre a experiência ou expectativa de felicidade dos outros. Cada ação prejudicial ou agressiva a essa experiência ou expectativa de felicidade é potencialmente uma ação antiética."

"Fui hospedado por uma família muito rica, em uma mansão bem-decorada. Todos eram encantadores e bastante atenciosos. Existiam empregados para responder qualquer mínima necessidade, e comecei a pensar que ali poderia estar a prova de que a riqueza pode ser uma fonte de felicidade. Meus anfitriões transpareciam um ar de segurança descontraída, inegavelmente. Porém, quando percebi, pela porta entreaberta de um armário do banheiro, um estoque de tranquilizantes e pílulas para dormir, fui forçado a me lembrar de que muitas vezes há uma grande diferença entre os sinais externos e a realidade interna."

"Geralmente, as pessoas cuja conduta é eticamente positiva são mais felizes e satisfeitas do que aquelas que se descuidam da ética."

"Graças à capacidade humana de experimentar níveis profundos de felicidade pode-se sentir um maior nível de felicidade com a música, as artes plásticas ou a dança, por exemplo, que em relação à simples aquisição de bens materiais, mas ainda assim essa não é geralmente a felicidade completa por depender dos sentidos."

"Minha convocação a uma revolução espiritual é para que haja uma reorientação radical, para em vez da costumeira preocupação de cada um apenas consigo mesmo, possa existir uma ampla comunidade de seres, todos interligados, reconhecendo cada um os interesses dos outros simultaneamente aos seus."

"Muitas pessoas que me procuram vêm com expectativas pouco realistas e imaginam que tenho poderes de cura ou que lhes posso proporcionar algum tipo de bênção. Mas sou somente um ser humano comum e o melhor que posso fazer para as ajudar é compartilhar seu sofrimento."

"Na mesma proporção em que transformamos nossos corações e mentes, com o cultivo de qualidades espirituais, tornamo-nos mais aptos lidar com as adversidades e aumentamos as probabilidades de nossas ações serem eticamente saudáveis."

"Não importa qual seja a nossa nacionalidade ou filosofia de vida, cada um de nós se entristece, em maior ou menor grau, quando sabe que os outros estão sofrendo."

"Necessitamos de meios para julgar e optar pelo melhor recurso na promoção de reformas políticas. A prática da violência contra os outros é errada. Em vez do terrorismo poderiam ser empregados os princípios de resistência pacífica de Mahatma Gandhi."

"Nossa ênfase exagerada em ganho material espelha a suposição de que aquilo que se pode comprar poderia, por si só, propiciar-nos toda a satisfação que esperamos, mas tal satisfação limita-se aos sentidos. Não somos iguais aos animais, somos mais complexos, possuímos pensamentos e emoções, e também a capacidade de imaginar e de criticar. Nossas necessidades transcendem os sentidos. A ansiedade, o estresse, a confusão, a insegurança e a depressão que predominam entre aqueles cujas necessidades básicas foram atendidas são um inequívoco indício desse fato."

"Nosso sentimento essencial de bem-estar não será abalado se pudermos desenvolver a verdadeira paz interior, não importa que dificuldades enfrentemos na vida."

"O alto nível de cooperação que vemos em comunidades atrasadas pode estar fundamentado mais em necessidade do que em boa vontade. Geralmente, a cooperação aí é vista como uma melhor alternativa às privações."

"O apego é cheio de parcialidade. O amor e a compaixão são imparciais."

Próxima (2) | Índice


Direitos Autorais Reservados

Pesquisa, seleção, adaptação, revisão, edição e digitação por Euro Oscar.


Buscar no Site


Home