Frases de Nelson Mandela - 1


Coletânea de frases de Nelson Mandela - 1

Nelson Rolihlahla Mandela (Mvezo, 18 de julho de 1918 — Joanesburgo, 5 de dezembro de 2013) foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como um líder da África Negra. A mídia de massa tem distorcido certos acontecimentos, a serviço das mais discutíveis agendas políticas. Nelson Mandela, assim como muitos falecidos, goza de uma injusta reputação de herói e libertador perante a opinião pública. Seus métodos, motivação e legado, porém, são nefastos.

Mandela foi acusado de ser terrorista e de haver cometido muitos assassinatos e atrocidades. Seu modus operandi incluía uso de minas e explosivos contra civis inocentes, assassinato de negros não alinhados à sua causa, incêndios contra negócios cujo proprietário era negro, greves e boicotes incitados através de coerção e tortura. Aterrorizava as mesmas pessoas que dizia estar libertando da tirania do Apartheid. Pessoas eram queimadas com pneus embebidos em gasolina em volta do pescoço, após serem obrigadas a beberem da gasolina. Quem duvidar pode pesquisar pelo nome dessa tortura: Necklacing (colar bárbaro). Mandela passou 27 anos na prisão - inicialmente em Robben Island e, mais tarde, nas prisões de Pollsmoor e Victor Verster. Depois de uma campanha internacional, ele foi libertado em 1990, quando recrudescia a guerra civil em seu país.

O seu governo foi acusado de ser ditatorial e de ter gerado uma situação de miséria e de caos que se foi agravando. Apesar de tudo isso, aqui está uma pequena coletânea de frases dele.
(Resumido e adaptado de várias fontes, principalmente a Wikipédia e
https://www.mises.org.br/
Article.aspx?id=1758))

"A educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo."

"A luta é minha vida."

"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."

"Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo."

"Comenta-se que ninguém de fato conhece uma nação até que se veja numa de suas prisões. Uma nação não deveria ser julgada pela forma que trata seus mais ilustres cidadãos, mas como trata os seus mais simplórios."

"Cultivo minha própria liberdade carinhosamente, mas cuido ainda mais da nossa liberdade. Tantos têm morrido desde que deixei a prisão. Tantos têm sofrido pelo amor à liberdade. Devo isso às suas viúvas, aos seus órfãos, às suas mães e aos seus pais, que enlutaram e sofreram por eles."

"Deixe a liberdade reinar. O sol nunca brilha tão glorioso como diante de uma conquista humana."

"Democracia com fome, sem educação e saúde para a maioria, é uma concha vazia."

"Depois de escalar uma montanha muito alta, descobrimos que há muitas outras montanhas por escalar."

"Faço tudo isso em nome dos princípios morais, segundo os quais não podemos abandonar aqueles que nos ajudaram nos momentos mais sombrios da história do nosso país."

"Não é valente o que não tem medo, mas sim o que sabe dominá-lo."

"Não há mais caminho fácil para a liberdade em lugar algum, e muitos de nós têm que atravessar o vale das sombras da morte de novo e de novo antes de alcançarmos o topo da montanha de nossos desejos."

"Não há nada como retornar para um lugar que permanece inalterado para encontrar as formas pelas quais você mesmo mudou."

"Não há revelação mais aguçada do espírito de uma sociedade do que a forma pela qual ela trata seus filhos."

"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."

"Nunca, nunca e nunca de novo esta bela terra experimentará de novo a opressão de um sobre o outro."

"O dinheiro não vai gerar o sucesso, a liberdade para o gerar fará isso."

"Quando deixamos nossa luz própria brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo."

"Se existe sonhos sobre uma bela África do Sul, há também estradas que levam a este objetivo. Duas destas estradas podem ser chamadas Bondade e Clemência. "

"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria liguagem, você atinge seu coração."

"Será que alguém realmente pensa que eles não conseguiram o que queriam porque não tinham o talento ou a força ou a tolerância do comprometimento?"

"Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."

"Sonho com uma Africa em paz consigo mesma."

"Uma boa cabeça e um bom coração são sempre uma formidável combinação."

Índice


Direitos Autorais Reservados

Pesquisa, seleção, digitação, revisão e edição por Euro Oscar.



Buscar no Site


Buscar na Web


Home