O Tao do Ocidente - 27
Palavras de Sabedoria: 47 e 48

47- "Estranhas são as palavras do sábio."
Uma frase realmente encantadora. Estranhas são as palavras do sábio. Não sei quantos, tiveram a satisfação de conversar com um sábio, ou pelo menos com uma dessas pessoas que dizemos ter três metros de altura... desses que afirmamos: este é gente! Certa vez tive a oportunidade de passar algumas horas com um cidadão americano.
De profissão ele era analista de sistemas, isto é, um especialista em programação para computadores. Existem centenas, milhares de analistas. Conheci uma dúzia deles. E nessa dúzia estava o americano. Ele não me chamou a atenção porque tivesse uma boa cultura, nem por sua notável capacidade de memorização nem mesmo por sua presença muito agradável. Pois deixe-me dizer o que me impressionou naquele indivíduo.
Naquela ocasião, ele estava tentando ajudar a resolver mediante o uso da informática, sérios problemas que estavam acontecendo na área do Pessoal. A fim de orientar seu trabalho, ele fez uma série de perguntas à turma do Departamento de Recursos Humanos. Apenas essas perguntas não eram comuns - fugiam a qualquer padrão estabelecido. Ele queria saber, por exemplo, se João ainda estava brigado com José. Como ele soube disso? Depois, queria saber se Antônio ainda estava casado. Outra adivinhação... E como isso poderia ajudar a resolver os graves problemas de produtividade? Ele lembrava mais um Sherlock Holmes. Pouco tempo depois, ele ditou um relatório preciso e impecável sobre a programação que deveria ser feita no computador e como deveria ser procedida a análise dos resultados. Este caso mostra algumas coisas: a intuição é o alimento da sabedoria. Ora, este homem, tinha uma tal capacidade de intuir as coisas e tudo para ele era tão natural, que os outros o viam como uma espécie de louco ou um super homem. Outra coisa que fica patente é que a sabedoria não é privilégio de anciãos ou de eremitas, e se encontra em todos os ramos do conhecimento humano.
48- "Economize energias e estará com o Tao."
O termo energia, tem sido tão usado e de forma tão indiscriminada, que passou a referir-se praticamente a tudo. Energia de vida, energia para o trabalho, energia cósmica, energia espiritual materializada, dos cristais, das pirâmides, bio-energia, enfim quando alguém quer dar um aspecto mais "científico" ou "místico" às suas palavras, encaixa na frase uma energia qualquer e a afirmação passa a ter um ar de certa sofisticação e até mesmo de retumbante verdade...
Na Física, energia é alguma coisa capaz de realizar um trabalho, onde trabalho significa movimento e distância. Assim, se você pesa só um pouquinho e vai andar um quilômetro, precisará de certa quantidade de energia, retirada dos alimentos que come. Se você é pesado, vai precisar de muito mais energia que o outro, daí ter necessidade de se alimentar mais. Podemos então concluir, que um camarada que fique sentado odia inteiro num banco do parque, vai gastar pouquíssima energia, apenas a suficiente para manter seu corpo funcionando. Para muitas pessoas, ficar apreciando a paisagem, é um passatempo e tanto. Aí, sucede o inevitável: ela necessita comer pouco como vimos, mas, gulosa, come desesperadamente. O corpo não tendo onde aplicar toda essa energia, transforma-a em gordura, e a pessoa engorda.
Todo o nosso organismo, inclusive o aparelho mental, atinge a Harmonia quando as coisas são feitas com bom-senso. O Tao é a Ordem que traz o equilíbrio e a Harmonia. Disse-mos diversas vezes que para resolver uma questão devemos exercitar a mente-vazia,despreocupada. Quando porém o problema é o corpo, o caminho mais indicado é a parcimônia no comer, evitar movimentos exagerados, músculos tensos, trabalho em excesso, enfim, tudo o que nos solicita muita energia. Há um limite ótimo de fluxo energético para cada pessoa, incluído o que ela faz. O padrão pode ser aferido por uma sensação de plenitude, serenidade e equilíbrio. Evidentemente, achar este ponto não é muito fácil e vai exigir algumas semanas de persistência. Qual o resultado? Você acumulará progressivamente as virtudes do Tao. O que mais se pode desejar?
Próxima (28) | Índice | Anterior (26)
Fonte do Texto
O Tao do Ocidente.
Direitos reservados
© 2000. P. G. Romano.
pgromano@hotmail.com
Agradeço a esse autor por
permitir que esta obra
seja aqui veiculada.
Fonte da Imagem Editada
Autor: Sasin Tipchai (Tailândia).
Autorizada pelo site Pixabay.
Direitos Reservados
Pesquisas, seleções, adaptações,
edições e digitações: Euro Oscar.
Buscar no Site