Frases de Saint-Exupéry - 2


Coletânea de frases de Saint-Exupéry - 2

Antoine de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 — litoral sul da França, 31 de julho de 1944) foi um escritor, ilustrador e piloto francês. As suas obras são caracterizadas por alguns elementos como a aviação e a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França. Destaca-se "O Pequeno Príncipe" (O Principezinho, em Portugal), de 1943, livro de grande sucesso de Saint-Exupéry.
(Resumido e adaptado da Wikipédia)

"O avião é somente uma máquina, mas que invento tão maravilhoso, que magnífico instrumento de análise: revela-nos a verdadeira face da Terra." (Saint-Exupéry)

"O escravo constrói o seu orgulho em função do ardor do patrão."

"O fracasso fortifica aos fortes."

"O Homem distingue-se dos homens. Nada se diz de essencial acerca da catedral se apenas falarmos das pedras. Nada se diz de essencial a respeito do Homem se procurarmos defini-lo pelas qualidades humanas. "

"O homem se descobre quando se mede com um obstáculo."

"O mundo inteiro se abre quando vê passar a um homem que sabe aonde vai."

"O progresso do homem não é mais do que uma descoberta gradual de que as suas perguntas não têm significado."

"O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência."

"O que embeleza o deserto é que em alguma parte dele esconde-se um poço de água."

"O que nos salva é dar um passo e outro ainda."

"O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá, mais se tem. "

"Os homens compram tudo pronto nas lojas... Mas como não há lojas que vendem amigos, os homens não têm amigos."

"Os regulamentos assemelham-se aos ritos de uma religião, que parecem absurdos, mas moldam os homens."

"Os ritos são no tempo o mesmo que o domicílio é no espaço."

"Para enxergar com clareza, basta mudar a direção do olhar."

"Para que haja uma árvore florida, é preciso haver antes uma árvore; e, para haver um homem feliz, é preciso haver em primeiro lugar um homem." (Saint-Exupéry)

"Sacrifício não significa nem amputação nem penitência. Ele é uma oferta de nós próprios ao Ser a que recorremos."

"Se a vida não tem preço, nós comportamo-nos sempre como se alguma coisa ultrapassasse, em valor, a vida humana... Mas o quê?"

"Se ao escalar uma montanha na direção de uma estrela, o viajante se deixa absorver demasiado pelos problemas da escalada, arrisca-se a esquecer qual é a estrela que o guia."

"Se procuro em minhas recordações os que me deixaram um sabor duradouro, se faço balanço das horas que valeram, sempre me encontro com aquelas que não me valeram a pena."

"Se queremos um mundo de paz e de justiça temos que pôr decididamente a inteligência a serviço do amor."

"Se queres compreender a palavra 'felicidade', indispensável se torna entendê-la como recompensa e não como fim."

"Ser homem é ser responsável. É sentir que colabora na construção do mundo."

"Somente se vê bem com o coração, pois nas horas graves os olhos ficam cegos."

"Também somos ricos das nossas misérias."

"Tenho o direito de exigir obediência, porque as minhas ordens são sensatas."

"Ter um amigo não é coisa de que todos podem gabar-se."

"Todas as grandes personagens começaram por serem crianças, mas poucas se recordam disso."

"Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas."

Anterior (1) | Índice


Direitos Autorais Reservados

Pesquisa, seleção, adaptação, revisão, edição e digitação por Euro Oscar.


Buscar no Site


Home