
O Castelo Sabine é um castelo e palácio histórico localizado na pequena vila de Moszna, no sudoeste da Polônia.
O castelo está situado a cerca de 30 quilômetros (19 milhas) ao sul da capital regional Opole, a residência é um excelente exemplo de conto de fadas romântico e arquitetura eclética.
A história deste edifício começa no século XVIII, embora nos jardins tenham sido descobertos vestígios de caves mais antigas durante as obras de escavação e reconstrução do início do século XX. Alguns desses poderiam ser remanescentes de uma suposta fortaleza templária. Após a Segunda Guerra Mundial, outras escavações descobriram uma paliçada medieval.
A parte central do castelo é um antigo palácio barroco que foi parcialmente destruído por um incêndio na noite de 2 de abril de 1896 e foi reconstruído no mesmo ano em sua forma original por Franz Hubert von Tiele-Winckler (filho de Hubert von Tiele-Winckler). As obras de reconstrução envolveram uma ampliação da residência. A ala oriental de estilo neogótico do edifício foi construída em 1900, junto com um laranjal adjacente. Em 1912-1914, a ala oeste foi construída no estilo neorrenascentista. A forma arquitetônica do castelo contém uma grande variedade de estilos, portanto pode ser geralmente definida como eclética. A altura do edifício, assim como suas inúmeras torres, dá a impressão de verticalismo. O castelo inteiro tem exatamente noventa e nove torres. No interior, contém 365 quartos com uma área total de 7.000 m2 e uma capacidade cúbica de cerca de 65.000 m3. O castelo foi visitado duas vezes pelo imperador alemão Guilherme II. A sua participação na caça durante a estadia no castelo foi documentada numa crônica escrita à mão em 1911 e também no ano seguinte.
(Fonte do texto: resumido e adaptado da Wikipédia em inglês para o português do Brasil.)
Fonte da Imagem
Imagem de andreas N por Pixabay.
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.