
Após a Segunda Guerra Mundial, o castelo não teve um proprietário permanente e foi o lar de várias instituições até 1972.
Conforme dito na página anterior, o castelo Sabine localiza-se no vilarejo de Moszna, no sudoeste da Polônia.
Em 1972 o castelo se tornou uma casa de convalescença. Posteriormente, foi sede de um Centro de Saúde Pública para Terapias de Neuroses. Hoje pode ser visitado por turistas, pois a instituição de saúde se mudou para outro prédio no bairro. Desde 1998 o castelo abrigou uma galeria na qual obras de vários artistas são apresentadas em exposições regulares.
Além do castelo em si, todo o complexo inclui um parque sem limites precisos e inclui campos próximos, prados e uma floresta. Apenas o eixo principal do parque pode ser caracterizado como geométrico. Partindo do portão, segue pelas avenidas do carvalho e depois do castanheiro, em direção ao castelo. Mais adiante, o parque passa por uma avenida de limoeiros com canais simétricos que percorrem os dois lados do caminho, ladeados por algumas variedades de rododendros. O eixo do parque termina na base de um antigo monumento de Hubert von Tiele-Winckler. No lado leste da avenida existe um lago com uma ilhota referida pelos proprietários como Ilha de Páscoa. A ilhota é plantada com arbustos de folhas-agulhas e pode ser alcançada por uma ponte em estilo chinês. O jardim, como parte de todo o complexo do parque, foi restaurado um pouco antes do próprio castelo. Documentos preservados de 1868 afirmam que a melhoria da qualidade estética do jardim foi realizada por Hubert von Tiele-Winckler.
(Fonte do texto: resumido e adaptado da Wikipédia em inglês para o português do Brasil.)
Fonte da Imagem
Imagem de andreas N por Pixabay.
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.