
O Castelo de Gripsholm é um castelo em Mariefred, na província histórica de Södermanland, no centro da Suécia. Está perto do lago Mälaren, no município de Strängnäs, a cerca de 60 km de Estocolmo.
Essa fortaleza é considerada como um dos mais belos monumentos históricos da Suécia. Foi construída no local no ano de 1377 por Bo Punho Jonsson, e pertencia à sua família até o confisco de mansões e castelos pelo rei Gustav Vasa em 1526. O rei derrubou-a, e levantou no seu lugar um castelo fortificado com torres de canto circular e uma parede, para fins defensivos. Da fortaleza medieval original, apenas a fachada de uma parede permanece.
Desde Gustav Vasa, Gripsholm pertenceu à Família Real Sueca e foi usado como residência até 1713. Entre 1563 e 1567, o rei Eric XIV foi preso com o seu irmão John e a sua consorte Catarina Jagiellon no castelo. Sigismundo, filho de João, mais tarde o Rei da Polônia e da Suécia, nasceu no castelo a 20 de junho de 1566.
O castelo foi novamente usado como prisão entre 1713 e 1773, antes de ter sido renovado pelo rei Gustav III, em nome de sua consorte Sophia Magdalena. Um teatro também foi adicionado numa das torres do momento.
Entre 1889 e 1894, o castelo passou por uma restruturação pesada e controversa pelo arquiteto Fredrik Lilljekvist durante o qual muitas das alterações do século XVII e XVIII foram removidas. A maior mudança foi a construção de um terceiro andar e a demolição planeada de uma asa não ocorreu.
Agora o castelo é um museu que está aberto ao público, contendo quadros e obras de arte. Parte do castelo abriga a Coleção Nacional de Retratos (Statens porträttsamlingar), uma das mais antigas coleções de retratos do mundo.
Fonte do Texto
(Resumido e adaptado da Wikipédia em português europeu, para o português do Brasil.)
Fonte da Imagem
Imagem de Erich Westendarp por Pixabay.
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.