
O Castelo de Kilkenny situa-se em Kilkenny, Irlanda. Foi construído em 1195 para controlar um ponto de passagem do Rio Nore e a junção de várias rotas.
O castelo era um símbolo da ocupação normanda e em sua condição original do século XIII teria formado um elemento importante das defesas da cidade, com quatro grandes torres circulares de canto e uma vala maciça, parte da qual ainda hoje pode ser vista.
A propriedade foi transferida para o povo de Kilkenny em 1967 por 50 libras esterlinas e o castelo e os terrenos são agora administrados pelo Escritório de Obras Públicas. Os jardins e parques adjacentes ao castelo são abertos ao público. A Torre Parade é um local de conferências. Prêmios e cerimônias de entrega dos graduados do Campus Kilkenny da National University of Ireland, Maynooth, acontecem lá desde 2002.
O Castelo de Kilkenny tem sido um local importante desde que Richard de Clare, 2º Conde de Pembroke, comumente conhecido como Strongbow, construiu o primeiro castelo, provavelmente uma estrutura de madeira, no século XII. Os anglo-normandos estabeleceram um castelo em 1173, possivelmente no local de uma residência anterior dos reis Mac Giolla Phádraig de Osraighe. Kilkenny fazia parte do senhorio de Leinster, que foi concedido a Strongbow. Filha e herdeira de Strongbow, Isabel se casou com William Marshall em 1189.
Marshall possuía grandes propriedades na Irlanda, Inglaterra, País de Gales e França e as administrava com eficácia. Em 1192, ele nomeou Geoffrey FitzRobert como senescal de Leinster e, assim, iniciou uma grande fase de desenvolvimento em Kilkenny, incluindo o desenvolvimento do Castelo de Kilkenny. O primeiro castelo de pedra no local foi concluído em 1260. Esse era um castelo em forma de quadrado com torres em cada canto; três dessas quatro torres originais sobrevivem até hoje.
O castelo pertencia ao senescal de Kilkenny, Sir Gilbert De Bohun, que herdou o condado de Kilkenny e o castelo de sua mãe em 1270, em 1300 ele foi proibido por Eduardo I, mas foi reintegrado em 1303 e ele manteve o castelo até sua morte em 1381. Não foi concedida à sua herdeira Joana, mas apreendida pela coroa e vendida à família Butler em 1391.
O castelo tornou-se a residência de uma família muito poderosa, os mordomos de Ormonde. A família Butler (que mudou seu nome de FitzWalter em 1185) chegou à Irlanda com a invasão normanda. Eles se estabeleceram originalmente em Gowran, onde James Butler, terceiro conde de Ormond, construiu o Castelo de Gowran em 1385. A família tornou-se rica e James comprou o Castelo de Kilkenny em 1391 e se estabeleceu como governante da área. A dinastia Butler então governou a área circundante por séculos.
Por volta do século XVIII, o castelo estava degradado, refletindo a sorte decadente da família Butler. No entanto, alguma restauração foi realizada por Anne Wandesford de Castlecomer, que trouxe riqueza de volta para a família ao se casar com John Butler, 17º Conde de Ormonde. No século 19, os Butler tentaram restaurá-la à sua aparência medieval original.
Durante a Guerra Civil Irlandesa em 1922, os republicanos foram sitiados no castelo pelas forças do Estado Livre Irlandês. Apenas um homem ficou ferido, mas muitos danos foram infligidos ao castelo, que levou muitos anos para ser reparado.
Em 1967 Lorde Ormonde vendeu o castelo abandonado e deteriorado para o Comitê de Restauração do Castelo. O resto do século XX assistiu a grandes trabalhos de restauro e manutenção, bem como à abertura do castelo à visitação. A Butler Gallery, no porão do castelo, tem exposições rotativas organizadas pela Kilkenny Art Gallery Society em um local com o nome de Peggy e Hubert Butler.
Escavações e pesquisas de edifícios por Ben Murtagh na década de 1990 revelaram vestígios de um castelo anterior e expuseram um portão posterior (entrada lateral) e uma seção da vala do castelo, e também mostraram parcialmente o antigo lado sudeste do castelo, que havia sido perdido. A entrada, agora ausente, havia sido através da parede leste. Várias outras características do castelo original também foram achadas nas escavações, incluindo um contraforte de pedra original e até um guarda-roupas.
Fonte do Texto
(Resumido e adaptado da Wikipédia em inglês, para o português do Brasil.)
Fonte da Imagem
Imagem de AnneGoodall por Pixabay.
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.