
O Castelo de Schönbühel, abaixo de Melk, na margem direita do Danúbio, no município de Schönbühel-Aggsbach, na Baixa Áustria.
O castelo foi construído no início do século XII por Marchwardus de Schoenbuchele como um castelo de fácil defesa sobre uma rocha com cerca de 40 metros de altura, sobre a qual provavelmente existia uma fortaleza romana. As poderosas torres e rodelas, bem como corredores subterrâneos e parcialmente enterrados, sugerem a existência de masmorras no castelo.
Em 1064 o castelo foi entregue a uma igreja, cuja entrada se situava à direita da entrada principal do castelo e na qual se realizaram os serviços religiosos até 1667. Uma escola também foi instalada no castelo.
Quando a família von Schonpihel foi extinta, após quase 200 anos, com a morte de Ulrich von Schonpihel no início do século 14, o castelo passou a ser propriedade de Conrad von Eisenbag e logo depois da Abadia de Melk. Já em 1396, o abade Ludwig foi forçado a vender a propriedade para Caspar e Gundaker von Starhemberg, os posteriores senhores feudais de Gallneukirchen. Por mais de 400 anos o castelo permaneceu na posse da família Starhemberg, que o expandiu e fortificou ainda mais.
Provavelmente o castelo já não era habitado pelos últimos Senhores de Starhemberg, pelo que se encontrava tão degradado que em 1819 só se viam a torre alta, a já desconsagrada igreja e a ala anexa com três torres redondas. O portal principal com o brasão dos Starhembergs, que ainda pode ser visto emparedado no Hirschgraben hoje, ainda estava intacto. É uma reminiscência do Segundo Cerco turco a Viena, no qual Ernst Rüdiger von Starhemberg desempenhou um papel decisivo na defesa da cidade. Mostra a letra coroada "L" (Kaiser Leopold), a cabeça turca, a espada enrolada com louros nas patas da pantera, o Stephansturm elevando-se muito acima do escudo com a cruz vitoriosa e a lua crescente lançada.
Ludwig Josef Gregor von Starhemberg vendeu o castelo em 1819 junto com as ruínas do castelo Aggstein, que também são propriedade da família, para o conde Franz von Beroldingen, que o renovou e parcialmente reconstruiu para que fosse habitável novamente em 1821. O espaço livre atrás do castelo foi nivelado, criando o planalto de hoje e construindo a ponte de ligação com o parque. Estilisticamente, é mais provável que seja atribuído ao barroco do que ao neoclassicismo que havia sido comum na época.
Em 1930, o sobrinho-neto de Franz von Beroldingen vendeu Gut Schönbühel ao conde Oswald von Seilern-Aspang. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi expropriada e ocupada pelos russos até 1955, antes de voltar para a família Seilern-Aspang, que ainda hoje a possui.
Fonte do Texto
(Resumido e adaptado das versões da Wikipédia em alemão e em inglês, para o português do Brasil.)
Fonte da Imagem
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.