
O castelo de Belcastel está localizado no município de Lacave, no departamento de Lot, na França.
Na confluência do Dordogne e do Ouysse, a uma altitude de 150 metros, domina uma falésia cerca de 55 metros acima dos rios, no perímetro de 138 hectares de um sítio. Ele é uma propriedade privada e não pode ser visitado.
Construído por Adhémar de Turenne, visconde de Échelles (898-941), o castelo foi mencionado em 930 em seu testamento em benefício da abadia beneditina de Saint-Martin de Tulle sob o nome de Castrum etiam bellum 4 ("Castelo ainda belo" ). Em 1105, o Papa Pascal II confirmou como posse da abadia de Tule a capela de Belcastel e as igrejas circundantes.
A capela é mencionada em foral de 1154, mas foi reconstruída a partir do século XIV e localiza-se a poucos metros do castelo, no bordo de uma falésia. É circundada por um recinto na lateral das arribas e, segundo Armand Viré 5, uma vala profunda, agora preenchida, protegia-a do lado poente.
Várias cenas do filme "Quelques messieurs trop tranquilles" ("Alguns Cavalheiros muito Quietos") de Georges Lautner, rodado em 1972 e lançado em 1973, acontecem no castelo, que se tornou o castelo da condessa, no filme.
(Fonte do texto: resumido e adaptado da Wikipédia em francês.)
Fonte da Imagem
Imagem de Joaquin Aranoa por Pixabay
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.