Parábola: Como Dominar um Desejo
A festa reuniu todos os discípulos de Khoja Nasrudin. Comeram e beberam por muitas horas, conversando sobre os astros e os propósitos da vida, além de vários outros assuntos, alguns até banais.
Clima agradável, todos alegres com aquele amigável encontro. No entatnto, o tempo foi passando, sem que percebessem. Quando já era quase de madrugada, preparavam-se todos para voltar para as suas casas.
Restava um belo prato de doces sobre a mesa. Nasrudin obrigou os seus discípulos a comê-lo.
Um deles, porém, recusou:
– "O mestre está nos testando. Quer ver se conseguimos controlar os nossos desejos."
– E Nasrudin comentou: - "Você está enganado. A melhor maneira de dominar um desejo é vê-lo satisfeito. Prefiro que vocês fiquem com o doce no estômago do que no pensamento, que deve ser usado para coisas mais nobres."
É claro que Khoja sabia que depois de algumas horas alguns se lembrariam da guloseima e isso lhes despertaria o desejo pela doce iguaria.
Parábola: Os Melhores Conselhos
Nasrudin começou a construir uma casa: seus amigos, que tinham cada um sua própria casa, e eram carpinteiros, pedreiros, rodearam-no de conselhos. Mullá estava radiante. Um após outro, e às vezes todos juntos, disseram-lhe o que fazer. Nasrudin seguia docilmente as instruções que cada um lhe dava.
Quando a construção terminou, ela não se parecia em nada com uma casa.
- "Que curioso!" - disse Nasrudin - "e contudo eu fiz exatamente aquilo que cada um de vocês me tinha dito para fazer!"