
O Castelo Vranov nad Dyjí pertence ao município de Vranov nad Dyjí em Okres Znojmo, em uma região montanhosa da Morávia, na República Tcheca.
Esse castelo serviu como defesa nacional contra a Áustria. Foi construído pelo duque Břetislav I e mencionado pela primeira vez por volta de 1100 na Chronica Boemorum.
O castelo e o senhorio de Vranov estavam na posse de Heinrich von Leipa desde 1323 e passaram para os senhores de Lichtenburg, que também eram donos dos castelos vizinhos de Vöttau e Zornstein. Desde o início do século 16 foi propriedade de Ar Kleb von Boskowitz, Johann von Pernstein, Sidonius von Lomnitz, Wolf Kraiger von Kraigk e os Lordes von Dietrichstein.
Em 1614, o castelo e o governo de Frain foram adquiridos por Wolf Dietrich von Althann, cujas posses foram confiscadas pelo imperador por causa de seu envolvimento no levante após a batalha da Montanha Branca. A partir de 1629 eles pertenceram a Johann Ernst von Scherfenberg e depois de 1665 ao conde Starhemberg. Entre eles, o Castelo de Frain foi alterado estruturalmente novamente.
Em 1680, o conde imperial Michael Johann von Althann adquiriu o castelo e senhorio de Frain. Ele providenciou para que o castelo fosse convertido em um majestoso palácio barroco baseado nos planos do arquiteto da corte vienense Johann Bernhard Fischer von Erlach. Eles foram realizados em 1687-1695. O resultado é o salão ancestral com planta oval e cúpula. O escultor vienense Tobias Kracker criou as estátuas de importantes Tanners antigos para os nichos das paredes e os afrescos de Johann Michael Rottmayr. A capela do castelo da Santíssima Trindade foi construída entre 1699 e 1700 e contém a cripta da família Althann. As pinturas da capela foram criadas por Ignaz Heinitz von Heinzenthal. A nora de Althann, Maria Anna, nascida Pignatelli, iniciou a construção do castelo de três asas depois de 1722, cujo projeto foi provavelmente projetado pelo arquiteto da corte Anton Erhard Martinelli. Durante seu reinado, dois grupos de estátuas foram erguidos no pátio, presumivelmente por Lorenzo Mattieli. Diz-se que são um presente do imperador Carlos VI.
Michael Josef von Althann, que era dono da propriedade Frain desde 1774, providenciou para que outras modificações fossem feitas no palácio. O castelo foi decorado com estuque de alta qualidade, as paredes com papéis de parede e pinturas preciosos. Um terraço foi projetado em frente ao salão ancestral e decorado com arcos triunfais nos quais foram colocados os bustos de Sócrates e Palas Atena. Com essas reformas, Michael Josef von Althann ficou tão endividado que foi à falência em 1793. O advogado de Praga Johann Hilgartner von Lilienborn adquiriu o castelo e a mansão de Frain da massa falida. Ele iniciou a criação de um parque do palácio com grutas artificiais, estátuas e cursos de água. Os estábulos e as carruagens em frente à entrada do castelo também são obra sua.
No início do século XIX, o aristocrata polonês Stanisław Mniszek adquiriu a propriedade. Ele iniciou mudanças na fachada do palácio no estilo neogótico e pinturas de parede artisticamente valiosas na ala oeste do palácio. Uma biblioteca do palácio foi fundada entre os Mnisiank e seus aparentados Stadnicki, que possuíam o palácio desde 1876, e o teatro e a música foram promovidos e realizados no palácio.
Durante o tempo do Protetorado, o palácio e a mansão de Adam Stadnicky foram confiscados e vendidos ao Barão alemão Gebhard von der Wense-Mörse. Houve a expropriação após o fim da Segunda Guerra Mundial e o castelo tornou-se propriedade do Estado. Na década de 1970, o castelo foi amplamente reformado.
Para além do salão ancestral e da capela do palácio, podem ser visitadas outras salas, cujo interior data dos séculos XVIII e XIX. Também há exposições da fábrica de cerâmica Frainer.
Em 1993 o castelo foi usado como local para o filme As Novas Roupas do Imperador, com Harald Juhnke. O thriller de ação Triple X com Vin Diesel também foi filmado em grande parte no Castelo de Vranov.
Fonte do Texto
(Resumido e adaptado das versões da Wikipédia em alemão e em inglês, para o português do Brasil.)
Fonte da Imagem
Imagem de Laci Döme por Pixabay.
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.