Castelo Neuburg na Alemanha

O castelo abriga uma galeria de pinturas barrocas e o museu está sob supervisão da Coleção de Imagens do Estado da Baviera.

O castelo original foi construído no início da Idade Média pelos Agilolfings. Este foi adquirido pelos duques de Wittelsbach em 1247.

Quando o conde Palatino Otto Henry começou seu governo no Palatinado-Neuburg em 1522, ele encontrou um castelo medieval fortificado em sua cidade de residência de Neuburg, que, ao contrário de residências principescas semelhantes, ainda não estava ajustado para as demandas de uma corte moderna. Assim, a partir de 1527, ele ordenou a reformulação do castelo em um palácio renascentista e a expansão da qualidade artística e condição para um dos palácios mais importantes da primeira metade do século 16 na Alemanha. A partir de 1537, uma ala oeste adicional foi adicionada, que também inclui a capela.

A capela é a igreja protestante mais antiga do mundo, embora a construção da concha tenha começado como capela da corte católica em 1537, com uma pequena abside, na qual se encontra o altar com um grupo de crucificação, encomendado em 1540. Em 1541, Otto Henry converteu-se ao novo protestantismo luterano e, a partir de 1542, o pintor de igrejas de Salzburgo Hans Bocksberger decorou finamente a capela com abóbadas de teto pintadas e galerias na mais recente maneira italiana de estilo antigo. O projeto visual não apenas tematizou o papel decisivo de Cristo como garantidor divino da graça, a doutrina luterana central. Ele também reivindica um papel decisivo do príncipe na distribuição desta graça dentro de uma ordem terrena dada por Deus. A capela da corte foi consagrada em 25 de abril de 1543 pelo teólogo reformado Andreas Osiander. Foi, portanto, a primeira igreja protestante construída recentemente, uma honra muitas vezes atribuída à capela da corte do Castelo de Hartenfels em Torgau, construída em 1443-44 e consagrada por Martinho Lutero em 5 de outubro de 1544.

Devido às dificuldades financeiras e à falência de Otto Henry em 1544, a construção da ala oeste do castelo demorou muito. Wolfgang, conde Palatino de Zweibrücken, que sucedeu seu primo Otto Henry no Ducado do Palatinado-Neuburg, ordenou em 1562 que se decorasse a ala oeste voltada para o pátio, com elaborados motivos Sgraffito. O Salão dos Cavaleiros (a sala do painel inferior do edifício norte) foi fornecido em 1575 por Hans Pihel com um teto em caixotão e painéis de parede de madeira giratória, ambos originais. A impressionante ala leste foi reconstruída em 1665 por Philip William em estilo barroco e complementada com duas torres redondas.

Hoje, o castelo abriga uma galeria de pinturas barrocas e o museu está sob supervisão da Coleção de Imagens do Estado da Baviera.

(Fonte do texto: resumido e adaptado da Wikipédia em inglês para o português do Brasil.)


Próxima (53)     Anterior (51)

Índice


Fonte da Imagem

Imagem de RitaE por Pixabay.


Direitos Reservados

Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.



Buscar no Site

Home