Castelo Schwerin junto ao lago homônimo

Esse é o mais famoso e magnífico dos mais de dois mil castelos e mansões em Mecklenburg na Pomerânia Ocidental, Alemanha.

O Castelo-palácio de Schwerin está localizado numa ilha do lago que, do mesmo modo que o castelo, ostenta o nome da sua cidade, Schwerin, que é a capital do estado de Mecklenburg-Vorpommern, na Pomerânia Ocidental, na Alemanha.

O Castelo de Schwerin foi durante séculos a residência dos duques e grão-duques de Mecklenburg e agora é a sede do parlamento estadual de Mecklenburg-Vorpommern. Esse castelo-palácio no centro da cidade de Schwerin é considerado um dos exemplos mais importantes de historicismo romântico na Europa. Juntamente com os antigos castelos ducais de Güstrow, Ludwigslust e Neustrelitz, é uma das principais residências de Mecklenburg.

O castelo é um edifício que cresceu historicamente ao longo de um processo milenar. Sua forma de anel remonta a uma muralha de um castelo eslavo, que foi construído em 941/42 ou logo depois em uma pequena ilha perto da costa do Lago Schwerin. As fases de redesenho deste complexo de edifícios ao longo dos séculos são amplamente documentadas desde cerca de 1500 por uma riqueza de evidências escritas e pictóricas.

O palácio atual foi criado por meio de extensa reconstrução do antigo palácio, entre 1845 e 1857, de acordo com os planos de quatro arquitetos importantes: Georg Adolf Demmler, Gottfried Semper, Friedrich August Stüler e Ernst Friedrich Zwirner. Os castelos da Renascença francesa, entre outras coisas, serviram de modelo para a arquitetura predominantemente neorrenascentista. Vários detalhes são inspirados no Castelo de Chambord no Loire. Mas os motivos regionais de Mecklenburg, como o estilo Johann Albrecht, também desempenharam um papel importante.

Devido à sua aparência romântica e ao efeito magnético que exerce nos visitantes, o Castelo de Schwerin também é conhecido como o “Neuschwanstein do Norte”, “Castelo da Cinderela ” e “Castelo dos contos de fadas”. Como parte do Schwerin Residence Ensemble - Paisagem Cultural do Historicismo Romântico -, é candidata alemã a Patrimônio Mundial da UNESCO.

(Fonte do texto: resumido e adaptado das versões da Wikipédia em alemão e em inglês, para o português do Brasil.)


Próxima (50)     Anterior (48)

Índice


Fonte da Imagem

Imagem de Christian Mathis por Pixabay.


Direitos Reservados

Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.



Buscar no Site

Home