
Castelo e fortaleza Hohensalzburg, em Salzburg, na Áustria, foto 2.
A fortaleza consiste em várias alas e um pátio. Os apartamentos do Príncipe-Bispo estão no chamado "Estoque Hoher" (andar alto).
A partir de 1498, o arcebispo Leonhard von Keutschach instalou os magníficos apartamentos de estado no terceiro andar. Os quartos em que os arcebispos normalmente teriam morado ficavam um andar abaixo. Os apartamentos do estado eram usados principalmente para fins representativos e para festas. O Golden Hall foi ricamente decorado e indica que a fortaleza serviu aos arcebispos não só como refúgio em tempos de crise, mas frequentemente também como residência até ao século XVI.
A fim de ganhar mais espaço, o arcebispo Leonhard von Keutschach mandou construir quatro enormes pilares de mármore na parede externa direita e adicionou uma loggia. Como nas outras salas, o teto é caixotado, cada cofre sendo adornado com botões dourados que simbolizam as estrelas no céu.
A viga de 17 metros de comprimento, suportando o teto, é particularmente digna de menção. O brasão de Leonhard von Keutschach junto com os do Sacro Império Romano, as cidades alemãs mais poderosas e os bispados que estavam ligados a Salzburgo, estão pintados nele.
O arcebispo Leonhard von Keutschach (1495-1519) mandou construir a capela posteriormente.
A Câmara Dourada é a sala mais magnificamente mobiliada dos aposentos principescos. As duas longas paredes são ocupadas por bancos ricamente decorados com vinhas, uvas, folhagens e animais.
O quarto de dormir é o cômodo mais íntimo dos aposentos principescos. Os móveis originais e os tecidos preciosos, como a tapeçaria, foram com o tempo substituídos por outros mais "modernos".
(Fonte do texto acima: resumido e adaptado da Wikipédia em inglês.)
Fonte da Imagem
Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.