
Os tigres já foram encontrados da Turquia até à Sibéria e da ilha de Java à Índia. Hoje estão restritos principalmente a algumas regiões do Sudeste Asiático, Sibéria e Índia.
Três das subespécies estão extintas: o tigre-do-cáspio (encontrado em certas regiões da antiga União Soviética, Turquia, Oriente Médio, Afeganistão e Mongólia), tigre-de-java (encontrado em Java) e tigre-de-bali (que era encontrado apenas em Bali).
O tigre [feminino: tigresa] tem o nome científico Panthera tigris.
Ele é um mamífero carnívoro da família dos felídeos, que habita o continente asiático. Dentre suas subespécies há o maior entre todos os felinos selvagens do mundo. São animais extremamente territoriais e solitários. Classificado como um superpredador, o tigre é o terceiro maior carnívoro terrestre, atrás apenas do Urso-polar e do Urso-de-Kodiak.
É o felino com maior variação de tamanho do mundo entre subespécies, com o tigre-siberiano alcançando até 310 kg enquanto o tigre-de-bali alcançava no máximo 100 kg; tamanho comparável a suçuaranas e leopardos.
A população era estimada em 100.000 indivíduos no início do século XX.
Em tempos atuais, entretanto, apenas cerca de 4.000 indivíduos sobrevivem; uma queda de 97%.
É um dos animais mais carismáticos e populares do mundo, sendo símbolo da conservação da natureza. É um símbolo de diversos países da Ásia e mascote de variadas empresas em todo o mundo.
Fonte do Texto
Adaptado da Wikipédia.
Fonte da Imagem
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.