Imagens de Animais Selvagens - 60


Photos of Animals, Wildlife Pictures


Os rinocerontes vivem geralmente sós, em savanas ou florestas onde possam achar água diariamente

Dois rinocerontes.

Os rinocerontes são grandes mamíferos perissodáctilos (ungulados de dedos ímpares) da família Rhinocerontidae, que ocorrem na África e na Ásia. Atualmente, existem cinco espécies distribuídas em quatro gêneros. Duas ocorrem na África, o rinoceronte-branco (Ceratotherium simum) e o rinoceronte-negro (Diceros bicornis); e três ocorrem na Ásia, o rinoceronte-de-sumatra (Dicerorhinus sumatrensis), o rinoceronte-de-java (Rhinoceros sondaicus) e o rinoceronte-indiano (Rhinoceros unicornis).

Vivem geralmente isolados, em savanas ou florestas onde possam encontrar água diariamente. São especialmente protegidos na África, por fazerem parte do grupo dos cinco grandes mamíferos selvagens de grande porte mais difíceis de serem caçados pelo homem, sendo então uma das grandes atrações turísticas do continente. Contudo, a caça furtiva continua afetando as populações de rinocerontes.

Os rinocerontes adultos não têm predadores, com exceção do homem. Os filhotes podem ser vítimas de leões, tigres e hienas se houver uma oportunidade favorável para esses. Todas as espécies de rinocerontes se encontram ameaçadas de extinção, devido ao fato de serem pouco férteis – cada fêmea só tem uma cria de dois em dois anos – e, portanto, muito vulneráveis à caça, além de sofrerem pela destruição do seu habitat.

Em geral, os rinocerontes africanos são mais agressivos que os asiáticos; enquanto os das espécies asiáticas lutam com as presas, os africanos usam os cornos para furar o abdômen dos adversários. Os rinocerontes africanos alimentam-se pastando no solo, enquanto os asiáticos mais frequentemente comem folhas.

Todas as espécies são mais ativas à noite e de manhã cedo, passando o dia descansando nas zonas mais protegidas das florestas. Os rinocerontes podem dormir de pé ou deitados e gostam muito de se banhar em poças de lama ou no leito arenoso dos rios. São especialistas em abrir trilhas no mato, penetrando nele à força.

Fonte do texto: adaptado da Wikipédia.


Próxima (61) - Índice - Anterior (59)


Fonte

https://www.geerts.com


Buscar no Site


Buscar na Web


Home