Um Bom Amigo - Parte 4 (de 4)
"Obrigado mestre!", gritou o barbeiro.
"Muito bem", disse o espírito do mar, "agora eu posso levar os dois para bordo".
O navio levou os dois homens pelo mar até o Rio Ganges.
Após deixá-los seguros em suas casas em Varanasi, o espírito do mar usou seu poder mágico para criar um grande tesouro para ambos.
Posteriormente, ele levitou e ensinou para eles e seus amigos: "Alie-se à sabedoria e à bondade. Caso este barbeiro não estivesse na companhia desse sincero seguidor, certamente teria perecido no meio do oceano".
Finalmente, o espírito do mar retornou para o seu mundo, levando o navio com ele.
Concluindo seu discurso, o Buda identificou o nascimento e ensinou o darma, declarando que o seguidor entrou no segundo caminho.
Acrescentando, disse: "Naquela ocasião, o discípulo atingiu o estado de arhat (santidade), Shariputra era o rei naga, e eu, o espírito do mar".
Moral da História
Busque se associar aos sábios e bons.
Fonte
www.maisbelashistoriasbudistas.com
As Mais Belas Histórias Budistas, página criada por Sandro Neto Ribeiro, a quem muito agradeço pela oportunidade de aqui compartilhar estas edificantes parábolas.
Reedições
Novas revisões, adaptações e edições por Euro Oscar, autor deste site.