O Conselheiro Mesquinho - Parte 4 (de 8)
Sakka decidiu mudar a mente de Illisa e ensinar-lhe uma lição sobre os resultados das boas e más ações. Ele decidiu torná-lo mais generoso do que mesquinho, então ele também poderia renascer no mundo do paraíso.
O rei do 33º Paraíso se disfarçou tão bem que parecia exatamente como Illisa o Mesquinho. Ele tinha os pés tortos, mãos tortas e era vesgo.
Ele entrou na cidade, foi ao palácio, e pediu uma audiência com o rei. O rei disse, "Deixe meu conselheiro Illisa entrar".
Ele perguntou, "Por que você veio até aqui neste momento inoportuno?" "Meu senhor" disse Sakka, "Eu tenho que dar minhas riquezas para abastecer a tesouraria".
O rei replicou: "Não, não, eu tenho o suficiente, muito mais do que isso. "O disfarçado Sakka disse, "Então, se você não a quiser, meu senhor, permita-me bondosamente dar a quem eu desejar." "Faça o que você disse", disse o rei.
Sakka foi a casa de Illisa. Os criados o acolheram como se ele fosse de fato seu mestre. Ele entrou na casa e sentou-se.
Mandou chamar o guardião do portão e disse: "Se alguém, que se pareça comigo, vier aqui e disser, Esta casa é minha", não o deixe entrar. Em vez disso agarre-o pôr trás e chute-o para fora!" Então ele subiu as escadas e chamou a esposa de Illisa e sorrindo para ela disse: "Meu amor, sejamos generosos!"
Primeiro a esposa de Illisa, as crianças e os criados ficaram surpresos. Eles disseram uns aos outros, "Isto nunca havia passado pela sua cabeça, antes daquele dia, dar alguma coisa a alguém.
Aquilo deveria ter acontecido porque ele havia tomado bebida alcoólica, o que deveria ter amolecido um pouco sua cabeça!"
A esposa de Illisa disse, "Como você desejar, meu senhor, doe o quanto você quiser". "Chame o baterista", disse Sakka", e ordene-o a bater tambor por toda cidade. Ele deverá anunciar que todos os que desejarem ouro, prata, pérolas, joias, lápis lazuli, diamantes e corais, deverão vir a casa de Illisa o bilionário".
Ela fez o que ele disse.
Fonte
www.maisbelashistoriasbudistas.com
As Mais Belas Histórias Budistas, página criada por Sandro Neto Ribeiro, a quem muito agradeço pela oportunidade de aqui compartilhar estas edificantes parábolas.
Reedições
Novas revisões, adaptações e edições por Euro Oscar, autor deste site.