
O Castelo de Coca é uma fortificação em castelo de estilo gótico e mudéjar, localizado no município de Coca na Província de Segóvia na comunidade autônoma de Castela e Leão, no centro da Espanha. Está a cerca de 45 quilômetros (30 milhas) ao norte de Segóvia, em uma encosta. Foi construído no século XV, em 1453 e é de propriedade da Casa de Alba.
O Castelo de Coca é considerado um dos melhores exemplos da alvenaria mudéjar espanhola, que incorpora o design e construção muçulmanos mouros à arquitetura gótica. Ele tem vista para o meandro do rio Voltoya, um afluente do rio Eresma. É um dos poucos castelos espanhóis que não foram construídos no topo de colinas; em vez disso, foi construído em uma esplanada íngreme.
Coca é o local de nascimento do imperador romano Teodósio I. O local é habitado desde o século II aC, quando os Arevaci chegaram e se estabeleceram aqui. O castelo é cercado por um fosso largo e profundo que também é uma das características de fortificação.
Um modelo em escala do castelo foi construído no parque temático Mudéjar e outra réplica construída na proporção de 1:25 foi colocada no parque em miniatura Minimundus em Klagenfurt, Áustria.
O castelo da Coca foi propriedade da conhecida família aristocrática espanhola, a Casa de Alba de Tormes (também conhecida como Casa de Alba) até meados do século XX. A propriedade foi entregue ao Ministério da Agricultura em 1954, foi declarada Monumento Nacional da Espanha e está sob proteção.
O castelo foi construído sob a supervisão de um arquiteto e engenheiro mouro. Esses engenheiros mouros eram rotineiramente contratados para construir grandes edifícios durante os tempos medievais e eram chamados de "Alarifes" (aqueles que entendem da arte da construção). Tijolo foi usado na maior parte da construção. No entanto, os tijolos usados no castelo são diferentes dos tijolos comuns usados para construir casas. Estes são tijolos endurecidos que são capazes de resistir ao ataque inimigo durante cercos. Os tijolos foram colocados lisos com a argamassa, de modo que as linhas da alvenaria são claramente visíveis junto com a argamassa. Isso cria um padrão distinto no castelo. O castelo foi construído no clássico estilo Mudéjar. Alvenaria e trabalho de gesso foram usados para criar padrões geométricos que retratam um híbrido de arquitetura mourisca muçulmana e gótica cristã. Enquanto a construção principal é de tijolo, calcário e gesso têm sido usados na balistraria, as canhoneiras. A pedra calcária branca também foi usada para decorar as colunas do pátio e a torre de menagem, bem como várias outras características da fachada da torre de menagem.
A planta baixa do castelo é retangular, e tem um sistema de defesa de três níveis que consiste em circuitos de parede fechados dentro de um fosso e uma torre de menagem central. Todas as torres externas eram retangulares.
O Castelo da Coca foi declarado monumento nacional da Espanha por Decreto-Lei em 9 de agosto de 1926. Pelo mesmo decreto, foi nacionalizado. Considerado desde 3 de junho de 1931 como patrimônio histórico da Espanha. O controle do próprio castelo e das terras adjacentes foi assumido pelo governo da Espanha. Nenhum grande trabalho de restauração foi feito até 1954, quando os reparos e renovações patrocinados pelo estado foram iniciados. O Ministério encarregado do castelo queria restaurá-lo para que pudessem abrir uma escola de formação florestal. Os trabalhos de reparação e renovação foram realizados sob a supervisão do arquiteto Miguel de los Santos Nicolás. A equipe de arquitetos, que incluía Francisco Pons Sorolla, recebeu carta branca da Direção-Geral de Belas Artes. As reformas foram concluídas em 1958. Após as reformas, a "Escuela de Capacitación Forestal" foi inaugurada em 1958.
Atualmente está aberto a visitas de turistas, que podem entrar em várias salas do Castelo; dentre elas, a Capela, com várias obras de arte, como a pintura de um cristo bizantino com uma auréola (em vez da coroa de espinhos) e um quarto de armas, que inclui armaduras metálicas.
Fonte do Texto
(Resumido e adaptado da Wikipédia em inglês para o português do Brasil.)
Fonte da Imagem
Imagem de GrosMinet por Pixabay.
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.