
Esse castelo, no Estado da Renânia-Palatinado, é um dos mais belos da Alemanha.
Juntamente com o Castelo de Bürresheim, o Castelo de Eltz é a única construção na região Maifeld-Eifel que nunca foi capturada ou destruída, tendo sobrevivido intacto às guerras dos séculos XVII e XVIII, assim como às convulsões sociais causadas pela revolução francesa.
Parece que o interesse estratégico deste local no curso inferior do Elz (ou Eltz), afluente do Mosela, terá sido um fator determinante para a construção desse primeiro castelo-forte, provavelmente no início do século XII. Foi, assim, elevado junto do referido rio - desde sempre uma das vias comerciais mais importantes - e num lugar onde o acesso ao fértil Maifeld era dos mais fáceis. A localização permitia vigiar de dois lados o acesso ao vale do Eltz, assim como a via que ligava o Maifeld ao Mosela.
O pico rochoso de forma elíptica, com 70 metros no seu ponto mais elevado, banhado em três lados pelas águas do Eltz, forma as fundações do conjunto do palácio fortificado que - obedecendo às contingências naturais - está construído numa planta oval. Isto causou, em parte, o esquema invulgar dos espaços individuais.
Uma parte do Castelo de Eltz pode ser visitada durante os meses de verão. São oferecidas visitas guiadas diariamente entre 1 de abril e 1 de novembro.
(Texto resumido da Wikipédia.)
Fonte da Imagem
Imagem de Sophia Hilmar, por Pixabay.
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.