
O antigo castelo gótico de Frýdlant fica numa cidade cujo distrito e também a região têm o mesmo nome do castelo.
O antigo castelo gótico de Frýdlant foi construído pela família von Ronow. O núcleo da torre redonda, que ainda hoje domina o edifício, também data dessa época. Até há alguns anos a cidade de Frýdlant possuía cerca de 7.500 habitantes. Ela está localizada no norte da região histórica da Boêmia, perto da fronteira com a Polônia. Em alemão o nome é Friedland.
Em 1278, o castelo tornou-se propriedade dos Senhores de Bieberstein, que adicionaram mais objetos a ele.
Em 1 de abril de 1558, Friedrich von Rödern adquiriu o castelo e senhorio de Friedland por 40.000 táleres do imperador Ferdinand I. Ele foi seguido por seus filhos, dos quais a partir de 1591 apenas o marechal de campo Melchior von Redern (1555-1600) permaneceu. De acordo com os planos do arquiteto italiano Marco Spazio, o complexo no pátio externo abaixo do castelo foi expandido para o castelo com uma ala de três andares com decorações esgrafitadas na fachada. Nesta construção, foi construída uma nova capela com altar-mor do final do Renascimento.
O filho, Christoph von Redern, lutou em 1620 como oficial dragão a serviço dos rebeldes da Boêmia (e de seu rei de inverno Friedrich I ) contra o governo dos Habsburgos na batalha da Montanha Branca. Depois que a causa dos rebeldes foi perdida, ele retornou ao Castelo de Friedland, onde um pouco depois conheceu seu primo Joachim Andreas von Schlick, que era o líder dos rebeldes de Bautzenfugiu, se refugiou. Schlick foi preso aqui em 18 de março de 1621 por tropas do eleitorado da Saxônia e levado para Dresden, Redern fugiu para a Silésia e a Polônia, sua propriedade foi confiscada. No dia da execução de Schlick, entregue pelo eleitor saxão ao Tribunal Especial Imperial em Praga em 21 de junho de 1621, os Domínios de Friedland e Reichenberg foram prometidos ao coronel imperial Albrecht von Wallenstein, que os recebeu um ano depois por 150.000 Florins da Boêmia (embora de Witte sejam chamados de florins da inflação). Ao completá-lo, ele o combinou com seu domínio Gitschin, que havia adquirido mais ao sul na Boêmia. Devido à propriedade do senhorio, Wallenstein foi nomeado duque de Friedland em 1625. Após seu assassinato em 1634, sua propriedade também foi confiscada e a regra foi vendida a seu oponente Matthias Gallas, o comandante-chefe do exército imperial. De 1757 a 1945 pertenceu aos Condes Gallas e posteriormente a Clam-Gallas.
Após os incêndios do castelo no final do século XVII, as alterações barrocas foram feitas logo no início.
50 quartos do castelo estão abertos ao público. O interior é composto por móveis dos últimos quatro séculos. Inúmeras criações de quartos do século 19 no estilo do historicismo, que foram usados como alojamentos para a família do proprietário até 1945 (especialmente na ala renascentista por volta de 1600), foram totalmente preservadas. O equipamento móvel original deste período foi preservado aqui em rara integridade. Você também pode visitar cerâmicas e porcelanas, bem como um arsenal e uma exposição de tubos.
A cozinha do castelo com uma coleção de pratos de cobre e estanho data do início do século XX. Os fornos e a churrasqueira ainda funcionam.
Em fevereiro de 1922, enquanto relaxava no vizinho Spindleruv Mlyn, Franz Kafka começou a escrever seu romance 'Das Schloss' ('O Castelo'). Em seus escritos autobiográficos, há poucas evidências da origem do romance do castelo. Acredita-se, entretanto, que o Castelo de Friedland poderia ter fornecido sugestões iniciais para o material. Mais tarde, Kafka ficou nos Altos Tatras, não muito longe de Arwaburg, onde o filme de Murnau, Nosferatu, foi rodado em 1921. Ambos os castelos poderiam ter lhe servido como fonte de inspiração.
Uma nova trilha para a Sala Âmbar leva ao Castelo de Friedland. Em fevereiro de 1945, várias caixas teriam sido trazidas para lá e muradas no porão do castelo.
(Fonte do texto: resumido e adaptado das versões da Wikipédia em alemão e em inglês, para o português do Brasil.)
Fonte da Imagem
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.