
O castelo de Chillon representa a arquitetura feudal. Bem restaurado, está em ótimo estado.
A partir do fim do século XVIII, o castelo atrai os escritores românticos. De Jean-Jacques Rousseau a Victor Hugo, passando por Alexandre Dumas, Gustave Flaubert e Lord Byron, o catelo inspira os poetas do mundo inteiro. Hugo dirá que "Chillon é um bloco de rochas". Certos restauros, inspirados pela visão romântica da estética, fazem-se com determinadas características em detrimento da veracidade histórica. Em 1900, o arquiteto Albert Naef continuou os trabalhos de restauro para alcançar o estado atual do edifício. Refez o interior e as tapeçarias de certas salas, como a Grande Sala do Bailio, também chamada de "grande cozinha bernense".
Em 1939, o castelo já recebia mais de 100.000 visitantes. A proximidade com a cidade de Montreux não é estranha a esta tendência. O sucesso não cessa de crescer ao longo dos anos e o monumento passa a registrar mais de 300.000 visitas por ano. Graças aos restauros, o castelo está em excelente estado e dá uma boa visão da arquitetura feudal.
Hoje, as partes mais visitadas do local são a famosa prisão de Bonivard, que fica no subsolo e, como as outras salas subterrâneas, lembra as catedrais góticas do século XIII, a Camera Domini, uma sala extraordinária pintada com símbolos medievais, a capela, uma belíssima construção religiosa com pinturas do século XIV, as quatro principais salas com janelas voltadas para o Lago Léman, três pátios na entrada que hoje são usados para eventos, entre outros. Ao todo, o castelo é formado por 25 edifícios unidos por corredores e passarelas. Conta também com coleções de mobiliário, objetos de estanho e armas antigas.
O mais famoso dos seus prisioneiros foi François Bonivard, um monge e político de Genebra, que incitou o povo a revoltar-se contra a Casa de Saboia e ficou preso por quatro anos. A sua história inspirou o poeta Lord Byron a escrever "O prisioneiro de Chillon", de 1816.
(Fonte do texto acima: resumido e adaptado da Wikipédia com português europeu para o português do Brasil. O texto acima é uma continuação da página anterior.)
Fonte da Imagem
Imagem de Siggy Nowak por Pixabay.
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.