Castelo Hohenzollern Sigmaringen

O imperador Willhelm II afirmou que o panorama desse Castelo já vale como uma viagem.

O Castelo Hohenzollern situa-se no sudoeste da Alemanha, ao sul de Stuttgart e bem próximo à famosa Floresta Negra.

O acesso ao castelo não é muito fácil e ele fica no cume de uma alta colina.

A ideia de reconstruir o castelo surgiu do então Príncipe Herdeiro e depois Rei Friedrich Wilhelm IV, possivelmente em 1819, quando quis conhecer as raízes das suas origens numa viagem à Itália e escalou a montanha. Em 1844, já como rei, escreveu:

"A memória do ano 19 é extremamente adorável para mim e como um lindo sonho, especialmente o pôr do sol que vimos de um dos bastiões do castelo... Agora é um sonho de infância ver o Hohenzollern tornar-se habitável novamente."
(Friedrich Wilhelm IV).

Friedrich Wilhelm IV ergueu o terceiro e atual castelo entre 1846 e 1867. O castelo em sua forma atual é um edifício do renomado arquiteto berlinense Friedrich August Stüler, que foi nomeado arquiteto do rei em 1842 como aluno e sucessor de Karl Friedrich Schinkel. É considerado um exemplo típico do neogótico na área de língua alemã. Os impressionantes sistemas de calçadas foram projetados pelo oficial de engenharia Moritz von Prittwitz, considerado o principal construtor de fortalezas prussianas na época. O trabalho escultórico é de Gustav Willgohs.

Por um lado, o Castelo Hohenzollern é o resultado da vontade política de representar os governantes da Prússia, que queriam ver o seu castelo ancestral reconstruído de uma forma esplêndida. Por outro lado, o castelo é a expressão do espírito romântico da época e encarna o ideal de castelo de um cavaleiro medieval.

(Fonte do texto acima: resumido e adaptado da Wikipédia em alemão.)


Próxima (19)  -  Anterior (17)

Índice


Fonte da Imagem

Imagem de Myri Roet por Pixabay.


Direitos Reservados

Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.



Buscar no Site

Home