
Esse castelo é um raro exemplo de fortificação em lagos marinhos.
O castelo, situado na cidade de Sirmione, na Lombardia, norte da Itália, é banhado por todos os lados pelas águas do Lago de Garda, e em um desses lados, logo após o erguimento do castelo, foi construído o cais, que já representou o refúgio da frota Scaligera.
A construção da fortaleza teve início em meados do século XIII, provavelmente sobre os vestígios de uma fortificação romana. Sua construção foi encomendada pelo prefeito de Verona Leonardino della Scala, mais conhecido como Mastino della Scala. Utilizaram-se de tijolos, pedras e argamassa. A função do castelo era a de defesa e controle portuário, uma vez que a cidade de Sirmione, estando em posição de fronteira, estava mais exposta às agressões.
Cerca de um século depois, dois pátios e uma fortificação independente, unidos por uma barbacã ao principal, foram adicionados para aumentar as defesas da fortaleza. Em 1405 Sirmione passou ao controle da República de Veneza, durante cujo trabalho de dominação começou a fortalecer as estruturas defensivas. Foi neste período que se construiu o cais hoje visível, embora se presuma que já existia um cais Scaligera, provavelmente de madeira. Sirmione manteve o primado da posição defensiva até o século XVI, quando, por razões políticas, a fortaleza de Peschiera del Garda foi modernizada.
(Fonte do texto acima: resumido e adaptado da Wikipédia em italiano.)
Fonte da Imagem
Imagem de Gianni Crestani por Pixabay.
Direitos Reservados
Pesquisa, seleção e edição
por Euro Oscar.