Imagens de Animais Selvagens - 16


Photos of Animals, Wildlife Pictures


Cegonha, ou ave semelhante a ela. Com uma das patas na água, ela se prepara para voar.

A ave da foto talvez seja uma cegonha, contudo poderia ser outra ave, da ordem do ciconiformes ou não. Pesquisei, contudo ainda não pude confirmar. A foto original não continha texto descritivo.

Ciconiformes é uma ordem de aves de médio a grande porte com distribuição mundial. O grupo habita preferencialmente zonas costeiras, ou perto de lagos, rios ou estuários, mas inclui também aves terrestres. Alguns exemplos de aves que eram frequentemente classificadas como ciconiformes são a cegonha, as garças e o íbis. Os flamingos já foram considerados como uma família do grupo, porém atualmente são classificados numa ordem à parte (Phoenicopteriformes). Atualmente apenas a família Ciconidae é incluída na ordem.

As aves ciconiformes têm habitualmente patas longas e sem penas e pescoço comprido. A forma do bico varia conforme os hábitos alimentares ,ele pode ser direito, encurvado ou espatulado. As patas terminam em quatro dedos, dispostos como três para a frente e um para trás, sem membrana interdigital. As asas são grandes e alongadas. As cores da plumagem são bastante variáveis de acordo com a espécie.

Os ciconiformes são aves normalmente gregárias, que se reproduzem em colônias, mas que emitem poucas ou mesmo nenhumas vocalizações. Todas as formas de comunicação fazem-se através de exibições rituais que podem ser muito elaborados. Os juvenis nascem indefesos e requerem o cuidado parental de pelo menos um dos progenitores para sobreviver.

Estas aves alimentam-se à base de peixe, crustáceos ou insetos. Os ciconiformes não se alimentam por filtração, ao contrário dos flamingos, nem mergulham na água, o que os separa de outros grupos de aves aquáticas como os Anseriformes ou Gaviiformes. Algumas espécies, sobretudo as que vivem em latitudes elevadas, têm hábitos migratórios.

Tradicionalmente, a ordem Ciconiformes era separada em seis famílias. No entanto a taxonomia alternativa de Sibley-Ahlquist, baseada em critérios de biologia molecular e em estudos de hibridização de DNA, introduzia nesta ordem muitos outros grupos aparentemente distintos. Entre as ordens despromovidas a famílias de ciconiformes segundo Sibley-Ahlquist contam-se os Sphenisciformes (pinguins), Gaviiformes (mobelha), Podicipediformes (mergulhões), Procellariiformes (ex: albatrozes), Charadriiformes, (ex: gaivota), Pelecaniformes (ex: atobá) e os Falconiformes (aves de rapina diurnas).

Atualmente a União Ornitológica Internacional inclui apenas a família Ciconiidae na ordem dos Ciconiiformes.

Fonte do texto: Wikipédia (com pequenas adaptações).


Próxima (17) - Índice - Anterior (15)


Fonte

https://www.geerts.com


Buscar no Site


Buscar na Web


Home