Site holístico de Euro Oscar

Desenvolvam a Autoconfiança para Alcançar o Sucesso na Vida

Data: 21/02/2009 – Ocasião: Shivaratri1 (II) – Local: Prashanti Nilayam

A tolerância é a verdadeira beleza desta terra sagrada de Bharath2.
De todos os rituais, a fidelidade à verdade é a maior penitência.
O mais doce sentimento deste país é o sentimento de amor pelas mães.
O caráter é mais valorizado do que a própria vida.
As pessoas esqueceram os princípios básicos desta grande cultura e estão imitando a cultura ocidental.
Ah! Ai de Mim!
Os Bharathyas3 não estão conscientes da grandeza de sua herança cultural.
Assim como um enorme elefante não é consciente de sua própria força.
(Poema em télugo)


O elefante, incapaz de compreender a sua força inata, submete-se humildemente às ordens do mahout4 que trabalha pela insignificância de algumas rúpias. Ele se levanta e se senta segundo as ordens do mahout, de acordo com o treinamento recebido. Da mesma forma, atualmente, os Bharathyas seguem cegamente a cultura ocidental, esquecendo a sua própria cultura rica e sagrada. A cultura da Índia é realmente sagrada, forte e milenar. Ela é eterna e é um farol que guia todos os países do mundo. Como podem os Bharathyas esquecer a sua própria grande cultura?

A cultura de Bharath conclama todas as pessoas a honrar e a respeitar a sua mãe e o seu pai como a Deus. Ela aconselha Mathrudevo bhava e Pithtrudevo bhava (a mãe é Deus; o pai é Deus). E não só isso; ela também aconselha Acharyadevo bhava e Athithidevo bhava (o educador é Deus e o hóspede é Deus). Se vocês tendem a ignorar as palavras de sua própria mãe, a quem mais honrarão e respeitarão?


Encarnações do Amor Divino!

Quando conversamos por horas a fio, tendemos a esquecer o que realmente tencionamos comunicar. Muitos desvios e distorções se infiltram em nossa fala. Hoje em dia, o mundo inteiro está cheio de sentimentos negativos. Quem quer que encontrem, o que quer que vejam, a negatividade é comum. Tudo é reflexo dos seus pensamentos e sentimentos.

Entretanto, além de tudo isso, existe uma entidade chamada Atma, que é a Encarnação do Divino Ser. Só há um Atma que habita em cada indivíduo e em cada ser vivo. A Bhagavad Gita afirma, Mamaivamso jeevaloke jeevabhuthah Sanathanah (o eterno Atma em todos os seres é parte do Meu Ser). Não há lugar, definitivamente, para qualquer dúvida ou dualidade nesse aspecto. É Ekameva adwitheejam Brahma (o Atma é uno sem segundo). Por essa razão é que se diz “Um homem com a mente dividida é parcialmente cego”.

A Divindade é descrita nos Vedas como “Sahasra seersha purushaha sahasrakshah sahasra paad” (o Ser Cósmico tem milhares de cabeças, olhos e pés). A importância dessa afirmação é que a Divindade Una se expressa através de milhões de indivíduos e que todos são divinos. Temos a tendência de esquecer essa grande verdade e considerar cada indivíduo separado dos demais. A rivalidade e os conflitos entre os seres humanos começaram no momento em que a humanidade esqueceu a sua unidade fundamental. É chegado o momento para a reversão dessa tendência e para o restabelecimento da unidade fundamental entre os humanos.

Junto à unidade, deve haver pureza. Onde a unidade e a pureza andam juntas, lá está a Divindade. A conjunção de unidade, pureza e Divindade resultarão na realização de Atma Tathwa (Princípio Àtmico). As Upanishads, especialmente a Taithreeyupanishad, tratam do Atma Tathwa. Aquele que desenvolver a fé nesse Atma Tathwa (Princípio Átmico) terá sucesso em todos os seus empreendimentos. O Atma Tathwa ou Consciência Divina permeia todo o universo. Nem uma folha de grama pode mover-se sem essa Divina Consciência. Tudo neste universo é reflexo dessa divina consciência. O mesmo Atma Tathwa habita todos os seres humanos, independente de religião, casta, credo e nacionalidade.

Isso é verdadeiro até mesmo no caso dos Avatares. Os Avatares Rama e Krishna, etc. podem diferenciar-se em nomes e formas, mas o Atma Tathwa neles é somente um. Eles todos viveram em seus corpos humanos até a conclusão de suas missões Avatáricas, e tão logo as suas tarefas foram concluídas, eles desapareceram. Portanto, os corpos físicos não são permanentes. Em realidade, nada neste mundo efêmero é permanente, nem mesmo os grandes Avatares.

O Atma é a única entidade eterna. Ele está além do nascimento e da morte. Ele é imutável. Há um início e um fim para tudo mais no universo, exceto o Atma. Portanto, devemos desenvolver uma profunda fé nesse Atma Tathwa.

Infelizmente, hoje em dia, temos a tendência de esquecer esse verdadeiro e eterno Atma Tatwa e de depositar a nossa fé neste mundo efêmero. Tecemos uma rede de fantasias em torno dos prazeres que este mundo transitório oferece. Por fim, acabamos em sofrimento e dificuldades. O Atma Tathwa é a única entidade verdadeira, eterna e imutável. Tudo o mais sofre transformações de vez em quando. Mesmo o corpo físico passa por etapas como a infância, a adolescência, a juventude e a velhice, mas o indivíduo permanece o mesmo durante todas essas modificações.

As pessoas, atualmente, se adaptam a constantes mudanças de tempo, de situações e meio ambiente. As pessoas que se modificam dessa forma, não são seres humanos no seu real sentido. Quem é um verdadeiro ser humano? É aquele que não sofre mudanças; aquele cuja fé no Atma Tathwa (Ser Interno) é firme e inabalável. Isto é autoconfiança. Aquele que desenvolve essa autoconfiança poderá encontrar um lugar para si, permanentemente, na história do mundo.

Todos vocês conhecem algo sobre Abraham Lincoln, que foi Presidente dos Estados Unidos da América. Ele foi um exemplo perfeito desse tipo de autoconfiança. Ele veio de uma família muito pobre e não podia gastar com roupas adequadas e livros. Ele era tão pobre que tinha de estudar sob as luzes da rua. Sua mãe o sustentava com os poucos rendimentos que ganhava consertando roupas usadas.

Certa vez, os seus colegas, que eram ricos e usavam boas roupas, botas e chapéus, zombaram dele, importunando-o, dizendo que ele não merecia andar em sua companhia em tão pobres trajes e que ele deveria andar por um atalho. Ele voltou para casa chorando e contou a sua dor para a sua mãe, explicando como fora insultado e humilhado.

A sua mãe o consolou dizendo: “meu querido filho! Não se deixe afetar por elogios ou censuras. Compreenda a situação em sua casa. O seu pai não pode sustentar financeiramente a sua educação. Desenvolva autoconfiança. Esse é o seu bem maior”.

Essas palavras tiveram um grande impacto no sensível coração de Lincoln. Ele adquiriu autoconfiança e respeito próprio com o contínuo apoio e encorajamento de sua mãe. Ele até fez alguns trabalhos ocasionais, ganhando algum dinheiro para se manter. A reputação que conquistou na sociedade inspirou o respeito e o amor de seus conterrâneos.

No devido tempo, os seus amigos e simpatizantes aconselharam-no a concorrer à eleição. Eles lhe asseguraram o seu apoio e votos. Devido aos seus conselhos, ele concorreu e ganhou. Ele tornou-se o Presidente dos Estados Unidos. Assim, Abraham Lincoln, o filho de um pobre artesão, com poucos recursos até mesmo para sua educação primária, tornou-se o Presidente dos Estados Unidos pelo seu trabalho árduo e pela autoconfiança infundida por sua mãe.

As pessoas não alcançam grandes objetivos sem autoconfiança. Nem mesmo as nove formas de devoção, tais como: sravanam (ouvir), kirtanam (cantar), Vishnusmaranam (contemplação em Vishnu), Padasevanam (servir Seus Pés de Lótus), vandanam (saudação), archanam (adoração), dasyam (serviço), sneham (amizade) e Atmanivedanam (autoentrega) – podem ajudar.

Qualquer quantidade de sadhana (prática espiritual) que seja feita, sem autoconfiança, será de pouca utilidade. Consequentemente, Eu gostaria que todos vocês desenvolvessem a autoconfiança. Sem autoconfiança, nem mesmo os seus amigos poderão ajudar.

Não se esqueçam de seguir os conselhos de suas mães, pois ela é Mathrudevo bhava (a mãe é Deus). Ela sempre os protegerá, onde quer que estejam. Aquele que respeita as orientações de sua mãe, e as segue sinceramente, terá sucesso na vida tal como no caso de Abraham Lincoln.

Infelizmente, as pessoas, hoje em dia, não dão o devido respeito e reconhecimento às suas mães. Elas não hesitam, inclusive, em menosprezá-las diante dos outros quando assumem altas posições. Quando alguns convidados ou colegas de escritório visitam as suas casas e indagam sobre a sua mãe, eles respondem que ela é uma serviçal. Esse tipo de comportamento é totalmente contrário às normas Védicas, que exortam as pessoas a tratarem a sua mãe, verdadeiramente como Deus. Em realidade, a mãe é a divindade viva. Ela é o primeiro guru do ser humano. Ela é a única pessoa que trabalha desinteressadamente e deseja o bemestar de seus filhos.

Aqueles que desdenham os conselhos de sua mãe nunca terão sucesso na vida. Até nos países estrangeiros, pessoas como Abraham Lincoln, alcançaram posições de destaque por obedecerem aos conselhos de suas mães e por desenvolverem a autoconfiança.

Nós consideramos os estrangeiros como importantes. Mas nem todos os estrangeiros podem ser considerados dessa forma. Somente aqueles que respeitam as suas mães e seguem os conselhos dela são importantes. Se vocês ignorarem os conselhos de suas mães, certamente enfrentarão dificuldades na vida. Sigam os conselhos dela com sinceridade. Desenvolvam a qualidade de irrestrita obediência aos desejos de suas mães, sem contestações. Só assim terão paz em suas vidas.

As mulheres de Bharath ganharam e alcançaram renome e fama pela excelência de sua castidade. Não devem ser tratadas de forma inconsequente. Alguns exemplos dessas nobres mulheres devem sempre ser lembrados e imitados. Savitri conseguiu trazer seu falecido marido de volta à vida, pelo poder de sua castidade. A grande Sita enfrentou as chamas para provar a sua castidade e saiu ilesa. Existem vários desses exemplos neste país, que brilham como faróis para o mundo inteiro.

Bharath é um país divino e sagrado. Como vocês são afortunados por terem nascido neste grande país! Por isso devem santificar as suas vidas seguindo a rica e sagrada cultura deste país. A Índia é uma terra sagrada onde florescem as qualidades da magnanimidade e do sacrifício. A perspectiva espiritual da Índia não tem paralelo. Na verdade, é essa visão espiritual que sustenta este país desde tempos imemoriais e lhe conferiu grandeza.

O povo deste país usufrui de paz e bênçãos até hoje, enquanto o mundo todo está passando por tempos difíceis. É por essa razão que pessoas de todos os outros países visitam este país e encontram conforto aqui. Nós precisamos manter esse rico legado de espiritualidade.

Quando alguém pergunta a um estudante o que ele está fazendo, ele responde que está concentrado em seus estudos. Mas o verdadeiro significado de concentração é fixar a mente em um objeto particular. Contemplação é o próximo passo. A etapa final é a meditação. Portanto, concentração, contemplação e meditação são as três etapas do sadhana5. Meditação não é simplesmente sentar-se em silêncio, fechando os olhos. Meditação é manter uma mente sem oscilações e estável.

As pessoas acreditam que a concentração é um exercício importante, mas é somente a primeira etapa do sadhana, as próximas são contemplação e meditação. A concentração é como a escola primária para a educação. A contemplação é segundo grau e a meditação é como o nível de faculdade. Somente após atingir o nível da faculdade é que se está apto a conseguir um diploma. Todos os nossos antigos rishis6 alcançaram esse nível e meditaram sobre a Divindade.

Quando alguém atinge a etapa da meditação, não há lugar para qualquer oscilação e a sua fé na Divindade se torna estável. Vocês devem alcançar esse nível. Vocês poderão estudar muitos livros e passar em seus exames na escola e na faculdade. Mas é somente aquele que atinge o estágio da meditação que passa na prova prescrita por Deus.


Queridos Estudantes!

Não se orgulhem de sua conquista ao alcançar o primeiro lugar ou uma distinção. Não são as notas que contam. Cuidem para que não recebam advertências que é o resultado da perda de sua autoconfiança. Portanto, desenvolvam a autoconfiança para alcançarem o verdadeiro sucesso na vida. (Bhagavan cantou o bhajanbhajana bina...” e continuou o Seu discurso.


Encarnações do Amor Divino!

Meditem constantemente sobre o nome e a forma de Deus de sua preferência. Não importa que nome e forma selecionem para o seu namasmarana7 . Todos os nomes e formas pertencem ao único Deus. Ele é Atmaswarupa (encarnação do Divino Atma). Deus toma formas diferentes e é reverenciado por diversos nomes. Somente Deus pode preencher os desejos dos devotos. É Ele que lhes concede poderes e posições. Sem Ele, vocês não vão alcançar qualquer posição. Todos são somente zeros! Com a Graça de Deus, poderão tornar-se heróis!


Notas

1 - Sivarathri (ou "Shivarathri") é um dia importante para os adoradores do Senhor Shiva. Em sânscrito, Shivarathri significa literalmente "A Noite de Shiva". É determinado de acordo com o sistema do calendário védico. As pessoas fazem jejum durante o dia e oram a Shiva. Durante a noite, os adoradores se abstêm de todos os maus hábitos e praticam rituais de adoração a Shiva durante toda a noite até o amanhecer. Acredita-se que, nesse dia, o Senhor Shiva abençoa os seus adoradores, concedendo moska (liberação) aos Seus devotos sinceros.

2 - A Índia.

3 - Os indianos.

4 - Pessoa que trata e dirige elefantes na Índia.

5 - Disciplina espiritual.

6 - Sábios.

7 - Repetição do nome de Deus.



Tradução e revisão da Coordenação de Publicação: Conselho Central do Brasil



Índice

Discursos já disponíveis


Fonte

Organização Sri Sathya Sai do Brasil.
https://www.sathyasai.org.br


Agradecimento

Muito grato à equipe do site da Organização Sri Sathya Sai do Brasil, por ter atendido dois pedidos meus, via mensagens de e-mail, em agosto de 2007: na primeira mensagem, autorizando-me a utilizar aqui os materiais do seu site; e na segunda mensagem me consentindo a conversão dos PDFs, com os discursos, para páginas HTML, para uso neste site.



Home