Mais de Mil Receitas Vegetarianas - 412

PROTEÍNA DE SOJA TEXTURIZADA (PVT):
(SUGESTÕES DE PREPARO)

Lilian: ...pvt - proteína de soja texturizada em pacotinho é bem melhor... você conhece? Aquela que parece ração... Dá mais trabalho porque você tem que hidratar... espremer a água... mas fica super boa. E vem em pacotinho igual ao de macarrão. (Lilian, São Paulo)

Rossana: Amigos veg, espero que estejam todos bem e na paz. Gostaria de comentar umas coisinhas. Com algum tempinho de soja texturizada, dou algumas dicas para ela, a meu ver, ficar melhor. Bem, não hidrate com água. Estranho, não é? Pois é, mas tira o gosto. O que faço? Lavo ela seca numa peneira em água corrente alguns segundos e separo. Num liquidificador, junto: água, shoyu, pimenta do reino, cominho, alho, cebola, enfim, o que lhe cair nas mãos... Aquele caldo de temperos é que vai hidratar. Essa dica fica ótima para aquelas quadradinhas e grandes. Depois, escorre, refoga a soja hidratada com óleo, cebola, alho, o que quiser, e vem com o caldo, tampa, põe em fogo brando e vai ter uma soja ao molho bem legal. O sal vem com o shoyu. Pode variar, com molho de tomates.

Ah, lembram aquela frigideira com liga de ferro com que os carnívoros fazem bifes? Uma fina. Essa soja de quadradinhos hidratada no molho e escorrida, fica ótima sendo chamuscada nessa frigideira. Depois dá uma cozidinha no molho. Tentem e não vão mais hidratar com água.

Um abraço, Rossana (Recife, Pernambuco).

Beatriz Medina: Legal esta dica. Sempre que fiz carne de soja (a desidratada, nunca lata), coisa não muito comum, deixei de molho em água por cerca de meia hora, enquanto lavava e picava cenouras, chuchus, baroas (mandioquinhas, em SP), vagens, cebolas, alho, e fazia um refogado, começando com a cebola, depois o alho, cenoura, baroa, chuchu, vagem, quando tudo começava a cheirar bem e as bordas dos verdes a ficarem mais escurinhas (não queimadas, e sim cozidas), jogava a carne de soja escorrida, um copo d'água, uma folha de louro, sal, e deixava ferver por um bom tempo, colocando mais água quando necessário. Os legumes que cito acima são os que as minhas crianças mais gostam mas pode colocar qualquer um - inhame, couve-flor, abóbora, maxixe.... Fica uma delícia. E sempre dá certo. Se você escolher bem as cores, terá uma linda travessa na mesa.

Beijocas, Beatriz Medina, Rio de Janeiro, Brasil.

FONTE:
www.vegetarianismo.com.br

Próxima (413)    Anterior (411)

Índice das Receitas Vegetarianas

A a E    F a P    Q a Z

Índice Geral de Vegetarianismo

Receitas vegetarianas, macrobióticas,
Substitutos veganos, dicas sobre crianças...

Notas de Euro Oscar

Sobre Direitos Autorais e acerca do trabalho

Google
 
Web www.eurooscar.com

www.eurooscar.com  -  eurooscar@gmail.com
©Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade - Privacy Policy

Se não vê o menu esquerdo de navegação clique aqui.

Only if you are not seeing the left navbar click here.

Home