Mais de Mil Receitas Vegetarianas - 372

PÃO ITALIANO INTEGRAL CASEIRO

INGREDIENTES:
Farinha de trigo integral fresca,
um pouco de farelo (fibra) de trigo, para tornar o pão mais saudável,
um pouco de sal marinho.
Mais nada. A própria massa fermenta sozinha.

PREPARO:
Fazer uma papa da própria farinha integral com água pura.
Use mais ou menos ½ quilo de farinha.
A consistência deve ser como de um mingau ralo.
Prefira uma água melhor "organizada" molecularmente, como ensino a preparar (muito simples!) no meu livro "Saúde e Nutrição para o Século 21".

Como sugestão, passe essa água algumas vezes de um recipiente a outro, para que ela absorva o “prana”, a energia vital que está no ar.

Cubra bem, com guardanapo bem limpo, de algodão e deixe fermentar por uns 4 dias. Após uns 3 dias surgirão bolhas na superfície do fermento natural.

Se quiser mais azedo aguarde mais 1 ou 2 dias, vigiando para que não embolore.

Misture bem esse massa fermentada à quantidade pretendida de farinha integral e junte 2 ou 3 colheres de sopa de farelo (fibra) de trigo. Para 1 quilo de farinha pode pôr cerca de 1 colher de sopa de sal marinho. Empregue uma quantidade de água que possibilite obter uma consistência agradável da massa ao toque das mãos; se quiser um pão mais leve ponha mais água; dobre-a, estique-a, role-a, bastante, por uns 30 minutos. Quanto mais trabalhar a massa, melhor ficará o pão. Depois, deixe-a descansar por algumas horas, coberta longe da luz.

Separar uma bola dessa massa, a qual será o fermento para o próximo pão. Assar em forno pré-quecido. O ideal é usar a menor temperatura possível e nesse caso o pão continuará fermentando e se tornará mais azedo. Isso é um bom sinal, pois as enzimas estão ativas. Porém, cuidado para que não embolore. Aliás, é aconselhável adicionar a cada dia um pouco de farinha à bola de fermento, igualmente para não embolorar.

Na véspera de preparar o novo pão você pode picar pedacinhos dessa bola e a dissolver, misturar numa tigela grande, com água. Assim você terá menos trabalho para elaborar o pão, no dia seguinte.

Após ter feito uns 4 ou 5 pães seguidos a qualidade do fermento decai. Reinicie o processo da fermentação. Lave bem todos os utensílios e os deixe ao sol, para não embolorar o próximo pão.

NOTA DE EURO OSCAR:
Este pão aprendi a fazer e peço desculpas por não usar aqui uma linguagem muito de culinária, porém mais pela prática adquirida no preparo.

Próxima (373)    Anterior (371)

Índice das Receitas Vegetarianas

A a E    F a P    Q a Z

Índice Geral de Vegetarianismo

Receitas vegetarianas, macrobióticas,
Substitutos veganos, dicas sobre crianças...

Notas de Euro Oscar

Sobre Direitos Autorais e acerca do trabalho

Google
 
Web www.eurooscar.com

www.eurooscar.com  -  eurooscar@gmail.com
©Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade - Privacy Policy

Se não vê o menu esquerdo de navegação clique aqui.

Only if you are not seeing the left navbar click here.

Home