Dalai Lama - 24



Os Três Principais Comprometimentos de Vida

Em primeiro lugar, como ser humano, o comprometimento de Sua Santidade é a promoção de valores humanos como a compaixão, o perdão, a tolerância, o contentamento e a autodisciplina. Todos os seres humanos são iguais. Todos nós queremos a felicidade, e todos nós queremos evitar o sofrimento. Mesmo pessoas que não têm religião reconhecem a importância destes valores humanos para tornar suas vidas mais felizes. Sua Santidade refere-se a estes valores como sendo da ética secular, leiga. E mantém-se comprometido a falar da importância destes valores humanos, e citá-los a todas as pessoas que encontre.

Em segundo lugar, como praticante religioso, Sua Santidade está comprometido com a promoção da harmonia religiosa e do entendimento mútuo entre as maiores tradições religiosas mundiais. Não obstante as diferenças filosóficas, todas as grandes religiões mundiais têm o mesmo potencial de criar bons seres humanos. Assim, é importante que todas estas tradições respeitem-se umas às outras, e que cada uma reconheça o valor das demais. Uma única verdade e uma única religião são relevantes no nível individual. Entretanto, no nível mais amplo da comunidade, muitas verdades e religiões são necessárias.

Em terceiro lugar, Sua Santidade é tibetano, e tem as responsabilidades de ser o Dalai Lama. Os tibetanos depositam sua confiança nele. Portanto, seu terceiro comprometimento é com a causa tibetana. Sua Santidade tem a responsabilidade de agir como porta voz livre dos Tibetanos em sua luta por justiça. Este terceiro comprometimento cessará, tão logo uma solução mutuamente benéfica para tibetanos e chineses seja alcançada.

Entretanto, os dois primeiros serão mantidos até seu último alento.


(Traduzido e revisado por Inez Campos.)


Próxima (25)   Índice   Anterior (23)

Fonte dos Textos

http://www.dalailama.org.br

Cópia Autorizada - Authorized Copy

Pedi, por e-mail e por telefone, aos representantes do Dalai Lama
no Brasil, e os mesmos me autorizaram, no 2º semestre de 2007,
a republicação das matérias do site www.dalailama.org.br neste site
educativo e de conscientização, www.eurooscar.com. Muito grato!

Pesquisar só neste Site

Pesquisar em Toda a Web



www.eurooscar.com  -  eurooscar@gmail.com
©Todos os Direitos Reservados

Política de Privacidade     Privacy Policy

Se não vê o menu esquerdo de navegação clique aqui.

Only if you are not seeing the left navbar click here.

Home