Dança dos Esquimós




.

O grupo estatal Ergyron é um conjunto profissional de danças e cantos da etnia esquimó Chukchi, que significa "nascer do sol", na língua Chukchi. Esse grupo foi criado em 1968. Em 1974 adquiriu o status de grupo estatal. Em agosto de 2000 foi reconhecido como o mais importante objeto de herança cultural dos povos habitantes do Okrug Autônomo de Chukotka (Anadyr'). Nesse Okrug o Ergyron é o único grupo profissional de danças e cantos. Além das tradições esquimós esse conjunto também difunde as tradições de outros povos do extremo nordeste da Rússia: Koryaks e Chuvans, Lamuts e Evens, Aleutians e Evenks.

O repertório do conjunto inclui mais de 70 trabalhos de arte vocal e coreográfica e também muitos trabalhos de notáveis autores russos da região de Chukotka, como: Antonina Kymytval, Galina Tagrina, Grigory Pananto, Jacov Tagjek, Nikolai Mentser, Sergei Zakatyura; e, ainda, grandes autores da Federação Russa, como: Nikolai Tatato, Alexander Tevlyalkot, Vassily Kevkei; além de artistas como Ekaterina Rultyneut e Georgy Kovtun.

O grupo foi laureado com o prêmio Lênin Komsomol e foi também premiado no Festival de Conjuntos de Danças e Canções de Toda a Rússia e também em festivais da juventude e de estudantes, Concurso Internacional Voz da Ásia, Festivais Folclóricos Internacionais de Montere e Montignac, na França e vários outros festivais de música de povos do norte.

O Ergyron tem realizado temporadas pelos EUA, Bélgica, Holanda, França, Itália, Espanha, Polônia, índia, Canadá, Coreia do Sul, Singapura, países vizinhos da Rússia e outras nações, mundo afora.

Em novembro de 2003 o grupo celebrou seus 35 anos de existência. Suas mais famosas canções folclóricas são: Deer-Herder; Anchorage; Nanenkas; Walruses;Nunlingran e Namerinei. Seu site oficial é:
http://www.chukotka.org/en/ergyron/

Texto adaptado por Euro Oscar


Índice de todos os vídeos


Fonte do vídeo (video's source): Youtube