FRASES DO DALAI LAMA- 2

FRASES FAMOSAS e PENSAMENTOS CÉLEBRES

O conhecimento por si só não propicia a felicidade originária do desenvolvimento interior, que não depende de fatores externos. Embora o conhecimento muito detalhado e específico dos fenômenos externos seja uma considerável realização, a insistência em torná-lo a meta preponderante de nossos esforços, longe de nos trazer felicidade, pode na verdade ser perigosa. Pode tirar-nos o contato com a realidade mais vasta da experiência humana e, de maneira especial, a nossa dependência dos outros.


O desafio a enfrentarmos é, portanto, achar meios de desfrutar do mesmo grau de harmonia e tranqüilidade das comunidades mais tradicionais e, simultaneamente, aproveitarmos plenamente os progressos materiais do mundo desta alvorada do novo milênio.


O esquecimento da dimensão interior do homem fez com que todos os grandes movimentos dos últimos cem anos ou mais - democracia, liberalismo, socialismo – deixassem de gerar os benefícios que deveriam ter oferecido ao mundo, apesar de tantas idéias maravilhosas. Uma revolução se faz necessária, com plena certeza. Porém não uma revolução política, ou econômica, ou mesmo tecnológica. Já tivemos experiências suficientes com todas elas por todoo último século para saber que uma abordagem unicamente externa não é suficiente. O que proponho é uma revolução espiritual.


O estado geral do coração e da mente -ou motivação - de uma pessoa no instante de uma ação é, costumeiramente, a chave para avaliar a qualidade ética dessa ação. Pensamentos negativos, como o ódio e a raiva, perturbam nossa mente e nosso coração, e sob essas fortes emoções perdemos a percepção e perspectiva de que os outros têm direito à felicidade, e podemos causar prejuízoa a eles.


O que me preocupa é a tendência para não considerar as limitações da ciência. Ao substituir a religião na opinião popular como fonte definitiva de conhecimento, a própria ciência começa a se tornar semelhante a uma outra forma de religião.


O reconhecimento crescente de que não podemos persistir para sempre maltratando o nosso ambiente natural sem acarretar graves conseqüências é um motivo de esperança.


Os padrões de alfabetização e educação em todo o mundo estão costumeiramente mais altos do que jamais foram no passado.


Para conseguirmos a satisfação do amor necessitamos de amigos que retribuam nossa afeição.


Parece-me que criamos uma sociedade em que as pessoas acham cada vez mais difícil demonstrar um mínimo de afeto aos outros. No lugar da noção de comunidade e da sensação de integrar um grupo, uma característica que achamos tão reconfortante nas sociedades menos afluentes (geralmente nas sociedades rurais), achamos um alto grau de solidão e perda de laços afetivos.


Penso que é a esperança o que nos sustenta na nossa intensa busca da felicidade.


Porque a paz interior é a principal característica da felicidade, compreende-se o paradoxo de haver gente que está sempre insatisfeita, mesmo com todas as vantagens materiais, enquanto outros estão sempre felizes, apesar das circunstâncias mais difíceis.


Quando a força que motiva as nossas ações é saudável, há uma tendência automática de que as nossas ações sejam éticas, isto é, colaborem com o bem-estar dos outros.


Quando morremos, nada pode ser levado conosco, com as exceções das sementes lançadas por nosso trabalho e o nosso conhecimento adquirido.


Quando nos deparamos com alguém e o enganamos, podemos ganhar dinheiro, ou outra coisa, naquela situação, porém é quase certo que aniquilaremos a oportunidade de uma interação benéfica e duradoura com aquela pessoa.


Quando verificamos que tudo aquilo que percebemos e experimentamos resulta de uma série indefinida de causas e condições correlacionadas, a nossa perspectiva muda completamente. Passamos a ver o universo em que habitamos como um organismo vivo, no qual cada célula trabalha em cooperação harmônica com cada uma das outras células, para manter o todo. Se somente uma delas é danificada, como na investida de uma doença, a harmonia é quebrada e o todo fica em situação de risco. Essa lógica sugere que nosso bem-estar pessoal está intimamente ligado ao bem-estar dos outros e também ao ambiente em que vivemos. Nossas ações, feitos, palavras e idéias, ainda que pareçam insignificantes, afetam a nós mesmos e igualmente as outras pessoas.


Quanto mais perdermos a calma, maior a possibilidade de reagirmos negativamente, com palavras ríspidas, ou ações que depois nos causarão um doloroso arrependimento, ainda que tenhamos profundos sentimentos de afeto por aquela pessoa.


Quem é compassivo, amoroso, paciente, tolerante, clemente, e assim por diante, de alguma forma reconhece o impacto potencial de suas ações sobre os outros, e ajusta sua conduta mediante a preocupação constante com o bem-estar dos outros e, assim agindo consegue a sua própria transformação, como conseqüência. Isso é uma prática espiritual.


Se a criança não receber a devida atenção, em geral, quando adulta, tem dificuldade de amar seus semelhantes.


Se agimos para satisfazer nossos desejos imediatos sem considerar os interesses alheios, sabotamos a possibilidade de uma felicidade duradoura.


Se formos, por exemplo, a um físico nuclear e lhe revelarmos que estamos frente a um dilema moral, e lhe inquirirmos sobre como devemos proceder, ele provavelmente irá balançar a cabeça e sugerir que busquemos a resposta em outro local. De maneira geral, um cientista não está em melhor posição do que um advogado em questões dessa espécie. Pois, apesar de tanto a ciência quanto as leis poderem ajudar na previsão dos prováveis resultados de nossos atos, nenhuma delas está apta a nos dizer como agir numa questão de natureza moral.


Se observarmos as religiões mais importantes do mundo sob uma perspectiva mais ampla, perceberemos que todas elas - budismo, cristianismo, hinduísmo, islamismo, judaísmo, siquismo, zoroastrismo e outras - propõem-se a ajudar o homem a atingir uma felicidade duradoura. E todas elas, na minha opinião, possibilitam que se atinja tal meta.


Se pudermos reorientar nossos pensamentos e emoções e reorganizar nosso comportamento, aprenderemos a lidar mais facilmente com o sofrimento, e também seremos capazes, acima de tudo, de impedir o aparecimento de uma porção significativa desse sofrimento.


Se você quer transformar o mundo, experimente primeiro promover o seu aperfeiçoamento pessoal e realizar inovações no seu próprio interior.


Sem dúvida, uma das principais causas da verdadeira devoção que a sociedade moderna presta ao progresso material é o próprio sucesso da ciência e da tecnologia. E, mais que isso, a maravilha desses tipos de atividade humana é o fato de proporcionarem satisfação imediata.


Simultaneamente ao progresso, apareceu a noção de que meu futuro não depende de meu vizinho mas sim de meu emprego ou, no máximo, de meu patrão. E isto, por seu lado, faz-nos supor que, pela razão de os outros não serem relevantes para a minha felicidade, a felicidade deles passa a não ser relevante para mim.


Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto, hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e, principalmente, viver!


Somente podemos manifestar amor e compaixão pelos outros se simultaneamente freamos nossos impulsos e desejos prejudiciais.


Tenho certeza de que se eu sorrisse menos teria menos amigos.


Uma boa parcela daquilo que chamei de sofrimento interior pode ser atribuída à nossa forma impulsiva de buscar a felicidade.


Uma grande parcela do sofrimento que nos aflige é na verdade causada por nós mesmos. Em princípio, portanto, temos condição de evitar essa parcela.


Uma poderosa ferramenta para nos ajudar a gerir com habilidade a nossa vida é perguntar antes de cada ato se isso no trará felicidade. Isso vale desde a hora de decidir se vamos ou não usar drogas até se vamos ou não comer aquele terceiro pedaço de torta de banana com creme.


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